Fifa anuncia proibição da paradinha em pênaltis

De acordo com a decisão, os jogadores podem continuar fazendo fintas enquanto correm para a cobrança do pênalti, mas não no momento do chute.

Fifa anuncia proibição da paradinha em pênaltis Fifa anuncia proibição da paradinha em pênaltis Fifa anuncia proibição da paradinha em pênaltis Fifa anuncia proibição da paradinha em pênaltis

Agência Estado

A Fifa anunciou nesta terça-feira (18), após reunião da International Board – órgão responsável pelas regras do futebol -, a proibição da "paradinha" em cobranças de pênalti a partir do dia 11 de junho, quando começará a ser disputada a Copa do Mundo da África do Sul.

De acordo com a decisão, os jogadores podem continuar fazendo fintas enquanto correm para a cobrança do pênalti, mas não no momento do chute. "Simular na corrida para confundir os adversários é permitido, porém a finta quando o jogador vai chutar a bola é considerada uma violação", disse Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa. De acordo com a decisão, a cobrança de pênalti deve ser repetida e o jogador que realizar a "paradinha" deverá ser punido pela arbitragem com o cartão amarelo. "É um ato de comportamento antidesportivo e deve ser advertido", afirmou Valcke.

A Fifa também anunciou que utilizará de forma experimental nos próximos anos dois árbitros assistentes adicionais, como foi utilizado na última edição da Liga Europa, mas o teste não será feito durante a Copa do Mundo. Os países não são obrigados a usá-los, mas estão liberados pela entidade. As informações são do A Tarde.