É ouro!

Feirenses conquistam ouro e prata em competição internacional de Jiu-Jitsu: Abu Dhabi Grand Slam Rio

Competição aconteceu entre os dias 19 e 20 de julho, na Arena Carioca 1, do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

campeões do grand slan Rio
Andréa Ribeiro, Ivaldo Santos, João Pedro Lessa, Agatha Ribeiro e Alanna Ribeiro | Foto: Arquivo pessoal

Jovens feirenses foram medalhistas na maior competição de Jiu-Jitsu da América, o Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu World Tour 2025, promovida pela Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP), que aconteceu entre os dias 19 e 20 de julho, na Arena Carioca 1, do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Atletas do Team Kamui, academia que fica localizada na Avenida Centenário, no bairro SIM, em Feira de Santana, levaram para casa duas medalhas de ouro. Agatha Ribeiro, de 16 anos, campeã na categoria Faixa Azul Juvenil até 48kg, e Ivaldo Santos, de 20 anos, campeão na categoria Faixa Marrom Adulto até 62kg, ganhando a premiação da Mormai por uma das melhores finalização do evento.

campeões do grand slan Rio jiu jitsu
Foto: Arquivo pessoal

Agatha Ribeiro relatou como foi grande a emoção de participar do evento. “No ano passado, conquistei a prata, mas este ano, após muita preparação e dedicação junto com meus senseis e colegas da Kamui Team, a medalha de ouro foi nossa! Entrei focada e enfrentei atletas de altíssimo nível. Venci uma por pontos e a outra por finalização. O campeonato foi simplesmente maravilhoso”, compartilhou ao Acorda Cidade.

“A infraestrutura estava impecável, e a equipe, super preparada, garantiu que tudo corresse perfeitamente. Foi uma experiência inesquecível, tanto como atleta quanto como espectadora, admirando o talento de tantos jiujiteiros incríveis que deram um verdadeiro show no tatame”, completou a atleta.

Ivaldo Santos, entrou na academia através de um projeto social realizado pelo professor Leandro Cerqueira da Silva, conhecido como Leo Kamui, único árbitro representando o nordeste na equipe que trabalhou no evento.

“Voltei pro Grand Slam RJ com sede de fazer história. Foram 3 lutas: finalizei uma, venci outra nos pontos e, na terceira, meu adversário foi desclassificado por fugir da luta com golpe encaixado. Nada foi fácil, mas tudo foi conquistado”, conta Ivaldo Santos em rede social.

Ivaldo Santos Jiu Jitsu
Ivaldo Santos | Foto: Arquivo pessoal

Os alunos da academia também conquistaram três medalhas de prata. Entre os destaques, estão Andréa Ribeiro, de 42 anos, vice-campeã na categoria Faixa Roxa Master 1 até 69kg, Alanna Ribeiro, de 13 anos, vice-campeã na categoria Faixa Laranja até 48kg, e João Pedro Lessa, de 13 anos, vice-campeão na Faixa Amarela até 48kg.

Léo Kamui relata que participar da equipe de arbitragem do Grand Slam Rio, sempre foi um sonho para ele. “Todo árbitro de Jiu-Jitsu tem esse desejo de arbitrar grandes lutas em grandes palcos. O Grand Slam é um desses palcos”, compartilhou ao Acorda Cidade.

Leo Kamui Grand Slan Rio
Leo Kamui | Foto: Arquivo Pessoal

Além disso, Léo também conta que foi o único nordestino no corpo de arbitragem da competição, atuando ao lado de grandes nomes, como do Mestre Júlio César Pereira, sob a direção de Leonardo (Léo Tim).

“É marcante para o curriculum de árbitro. Hoje, trago na bagagem, além do sonho realizado, muita experiência para passar para a FBJJMMA [Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA] onde sou coordenador de arbitragem para meus alunos do CT Kamui”, destacou.

Leia também: Projeto social oferece aulas de Jiu-Jitsu gratuitas em Feira de Santana; mais de 500 jovens já participaram

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.