
Feira de Santana será o palco, em 2025, de um dos maiores eventos esportivos e culturais do Instituto Federal da Bahia (IFBA): os Jogos Integradores do IFBA (JIFBA) e a Mostra Intercultural de Jogos Indígenas e Africanos (Joindaf). A cidade receberá, entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro, milhares de estudantes de todo o Estado para celebrar o esporte, a cultura e os valores de integração, cidadania e diversidade que marcam a formação dos jovens baianos.
Nesta edição, 24 delegações de diferentes campi do IFBA participarão das competições, representando um contingente de aproximadamente 1.500 participantes. Ao todo, os estudantes disputarão 11 modalidades esportivas, além de protagonizarem apresentações artísticas e culturais que expressam a riqueza das tradições indígenas, africanas e afro-brasileiras.
A Joindaf, em sua VII edição, tem como objetivo valorizar as heranças culturais africanas e indígenas, reforçando o compromisso do IFBA com uma educação antirracista, inclusiva e transformadora. O evento propõe um espaço de diálogo e celebração das identidades, contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento da consciência histórica e social dos estudantes.
O JIFBA e a Joindaf contam com o apoio do Ministério da Igualdade Racial, Prefeitura Municipal de Feira de Santana e do Instituto Pensar Feira, reforçando o compromisso conjunto com a promoção do esporte estudantil, da cultura e da integração comunitária. Mais do que um torneio esportivo, o JIFBA e o Joindaf representam um espaço de celebração e convivência, onde a juventude baiana compartilha saberes, experiências e talentos, reafirmando o papel da educação pública na construção de uma sociedade mais justa, diversa e plural.
A Solenidade de Abertura será realizada nesta quinta (30), às 18h30, no Ginásio Oyama Pinto, localizado à Avenida Frei Félix de Pacauba, 2081-2085, Bairro Campo Limpo, Feira de Santana – BA (antiga Av. Transnordestina).
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.