Acorda Cidade
São Paulo, líder do Paulista, 43 pontos, 22 gols de saldo. Corinthians, vice-líder, mesma pontuação, mas oito gols a menos no saldo. Após 18 jogos, as duas equipes chegam neste domingo à rodada final da primeira fase para definir quem será o primeiro colocado… e mais nada. Até o fim do Estadual, a liderança pode mudar de lado.
Ambos jogam às 16h. O São Paulo vai a Lins pegar o Linense, enquanto o Corinthians enfrenta a Ponte Preta no Moisés Lucarelli. As duas equipes já garantiram vaga nos mata-matas faz tempo e já têm, inclusive, a vantagem de jogar em casa até as semifinais –o mando de campo é o único benefício que uma equipe leva da primeira fase para as finais.
Por já terem confirmado os dois primeiros lugares, São Paulo e Corinthians só poderão se enfrentar se alcançarem a decisão, disputada em jogos de ida e volta, ao contrário de quartas e semi. Mas as regras do torneio impedem que neste domingo, ao fim da rodada, seja possível saber quem terá a maior parte da torcida a favor nesse encontro pelo título do Paulista. O regulamento diz que "nas partidas da fase final, o clube que tiver obtido a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores realizará […] a segunda partida como mandante".
Ou seja, as equipes continuam somando pontos nos mata-matas e, mesmo que o São Paulo vença e o Corinthians perca neste domingo, ainda será possível ao time alvinegro somar mais pontos que o rival.
Nesse cenário, a equipe do Morumbi chegaria à final com no mínimo 48 pontos (dois empates nas quartas e semi). Mesmo que percam nesta última rodada da primeira fase, os comandados de Tite ainda poderão alcançar 49 pontos.
Fonte: Folha