Campeonato Baiano de Futebol 2026 terá transmissão integral e campanha de combate ao feminicídio
Geraldo Júnior | Foto: Carlos Alberto

O Governo do Estado da Bahia realizou, nesta quarta-feira (17), no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador, o anúncio oficial do Campeonato Baiano de Futebol 2026. A solenidade contou com a participação do vice-governador Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, além de dirigentes esportivos, autoridades, atletas e representantes da sociedade civil.

A edição 2026 do campeonato marcará um feito histórico: todas as 48 partidas serão transmitidas ao vivo, com exibição exclusiva da TVE, também disponível no YouTube da emissora e na TV Brasil, assegurando alcance nacional. A competição tem início no dia 10 de janeiro e será exibida para todo o estado, alcançando os 417 municípios baianos, além de milhões de brasileiros em todo o país, por meio do canal 222 das novas parabólicas digitais.

Geraldo Júnior destacou o compromisso do Estado com o esporte como política pública estruturante. “O futebol é uma das maiores expressões culturais do nosso povo. Ao garantir a maior transmissão já realizada de um campeonato estadual, o Governo da Bahia fortalece os clubes, valoriza atletas e técnicos e projeta o futebol baiano no cenário nacional”, afirmou.

Durante o evento, também foi assinada a Carta Compromisso pela Prevenção à Violência contra as Mulheres, que integra a Articulação Estadual pelo Feminicídio Zero. A iniciativa reúne o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) e o Irdeb/TVE, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os clubes da Série A do Baianão, reafirmando o uso do esporte e da comunicação pública como instrumentos de conscientização, prevenção e promoção da igualdade de gênero.

A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, citou levantamento sobre a relação entre os dias de jogos do Campeonato Brasileiro e os índices de violência doméstica, apontando que ameaças contra mulheres aumenta, em média, 23,7%, e os casos de lesão corporal dolosa no contexto da violência doméstica crescem 20,8% em comparação aos dias sem jogos.

Segundo Cadore, essa articulação com os times de futebol é fundamental para a prevenção e o enfretamento da violência de gênero. “A luta pelo feminicídio zero e pelo fim da violência de gênero é de todas e de todos. Em cada canto da Bahia, em todos os lugares, precisamos falar sobre isso e estimular a prevenção, o enfrentamento e a denúncia pelo ligue 180. Os estádios de futebol, especialmente em dias de jogos, são ambientes estratégicos para esta mobilização e sensibilização”, afirmou.

O presidente da FBF, Ricardo Lima, ressaltou a importância da parceria institucional para o fortalecimento do futebol baiano, enquanto o diretor-geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, destacou o papel da TV pública na democratização do acesso ao esporte e na formação de novos torcedores.

Com investimento estadual de R$ 7,15 milhões, a transmissão contará com uma ampla infraestrutura técnica, envolvendo três unidades móveis e cerca de 120 profissionais. A expectativa é de mais de 5 milhões de telespectadores na TV e mais de 20 milhões de visualizações nas plataformas digitais ao longo da competição.

Participaram da solenidade dirigentes dos clubes, representantes da Polícia Militar da Bahia, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, parlamentares e da imprensa esportiva, além do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos. O Campeonato Baiano de Futebol 2026 consolida a Bahia como referência nacional na transmissão de competições estaduais e reafirma o compromisso do Governo do Estado com o esporte, a cidadania e a promoção de uma cultura de paz.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.