Futebol

Brasileirão vê nove times com chances de rebaixamento

A seis rodadas do fim, Náutico já sacramentou ida à Série B. Cruzeiro tem de vencer o Grêmio e secar o Atlético-PR para levar a taça no próximo domingo

Brasileirão vê nove times com chances de rebaixamento Brasileirão vê nove times com chances de rebaixamento Brasileirão vê nove times com chances de rebaixamento Brasileirão vê nove times com chances de rebaixamento

Acorda Cidade

O triunfo do Atlético-PR sobre o Internacional impediu que o Cruzeiro dependesse apenas de uma vitória diante do Grêmio , no próximo domingo, no Mineirão, para conquistar por antecipação o título do Campeonato Brasileiro. Mas a taça ainda pode vir na 33ª rodada. Para isso, os mineiros precisam torcer por um tropeço do vice-líder.
 
Se perder ou empatar diante do São Paulo , domingo, na Arena Joinville, o Atlético-PR não terá mais como alcançar o Cruzeiro, caso bata o Grêmio, na classificação. Com isso, o time comandado por Marcelo Oliveira poderá festejar a conquista a cinco rodadas do fim.
 
Com a briga pelo título quase definida, esquenta cada vez mais a luta pela sobrevivência na elite do futebol nacional. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, nove equipes ainda correm risco de preencher as três vagas restantes para a degola – o Náutico , goleado por 5 a 0 pelo Atlético-MG no último sábado, já está rebaixado.
 
Mesmo com pequenas probabilidades, Internacional e Corinthians , 11º e 12º colocados no Brasileirão, respectivamente, tem 2% de chances de cair.
 
Superado pelo rival Flamengo na rodada passada, o Fluminense viu crescer suas chances de ser rebaixado, com 47%. Uma derrota para o Corinthians , domingo, no Pacaembu, deixa a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo com risco de despencar para a vice-lanterna. Isso ocorre se o Vasco empatar e Criciúma e Ponte Preta vencerem seus compromissos.
 
Veja abaixo as chances de rebaixamento, segundo o site Infobola:
 
Criciúma: 80% 
Ponte Preta: 72% 
Vasco: 54% 
Fluminense: 47% 
Bahia: 24% 
Portuguesa: 11% 
Coritiba: 8% 
Corinthians: 2% 
Internacional: 2%
 
Libertadores
 
Segundo o Infobola, nove equipes ainda têm chances de ir à Copa Libertadores de 2014. Atualmente, os quatro primeiros colocados se garantem no torneio continental, mas a zona de classificação pode sofrer alterações, para mais ou menos vagas, dependendo do vencedor da Copa do Brasil ou do rendimento do São Paulo na Copa Sul-Americana.
 
Além do Cruzeiro (99%), Atlético-PR (88%), Grêmio (72%), Botafogo (69%), Goiás (53%), Vitória (10%), São Paulo (7%), Santos (1%) e Flamengo (1%) brigam por vagas. As informações são do IG.