Esportes

Acabou a espera! Vitória conquista o primeiro título nacional de sua história

A entrega da taça será no próximo sábado (18), no Barradão, quando o Leão recebe o Sport, às 17h, pela 37ª rodada da Série B.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Acabou a espera. Depois de 124 anos, o torcedor do Vitória pode dizer que é dono de um título nacional. Com o placar de 1 a 1 entre Guarani e Criciúma nesta terça-feira (14), no Brinco de Ouro, o Leão sagrou-se campeão da Série B de 2023.

Foram necessárias apenas 36 rodadas de 38 para a confirmação do feito. O Tigre de Santa Catarina era o único adversário que poderia alcançar os 69 pontos do Rubro-Negro baiano. Para isso, precisava vencer o Bugre em Campinas (SP). Não aconteceu.

A taça da Série B coroa uma campanha irretocável do Vitória. Em 36 jogos disputados até o momento, a equipe treinada por Léo Condé acumulou 21 vitórias, seis empates e nove derrotas, com 48 gols marcados e 28 sofridos. É dona do terceiro melhor ataque e da terceira melhor defesa da competição. Tem um aproveitamento de 63,9% dos pontos conquistados e só teve a meta vazada em 16 jogos.

Fundado em 1899, o Leão chega a seu 49º troféu na história. Na galeria, estão também 29 do Campeonato Baiano, 11 do Torneio Início da Bahia, 3 da Taça Estado da Bahia, 4 da Copa do Nordeste e um do Torneio José Américo de Almeida Filho.

No âmbito nacional, o Rubro-Negro baiano bateu na trave algumas vezes. Foi vice-campeão da Série B de 1992, do Campeonato Brasileiro de 1993, da Série C de 2006 e da Copa do Brasil de 2010.

Em 2023, a trave não foi empecilho. O Vitória foi líder em 24 das 36 rodadas que disputou até aqui e só ficou de fora do G-4 em duas delas.

A entrega da taça será no próximo sábado (18), no Barradão, quando o Leão recebe o Sport, às 17h, pela 37ª rodada da Série B.

Os ingressos para esta partida começaram a ser disponibilizados para os sócios nesta terça-feira (14). Caso não se esgotem até lá, o público geral poderá comprar a partir das 12h desta quarta (15).

Relembre a campanha

Após as eliminações do Campeonato Baiano, da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, o Vitória chegou à Série B cercado de desconfianças. O site Chance de Gol, por exemplo, apontava que o clube possuía 85% de chances de cair de novo para a Série C.

No entanto, as cinco primeiras rodadas da Segundona logo espantaram esse fantasma. Com cinco vitórias consecutivas e nenhum gol sofrido, o Leão disparou na ponta da competição.

Depois disso, chegou a viver alguns momentos de incerteza. O trabalho do técnico Léo Condé foi bastante questionado entre a 12ª e a 16ª rodadas, quando o time engatou quatro derrotas em cinco jogos e saiu do G-4.

As vitórias sobre Novorizontino, Sport e Chapecoense, porém, deram fim a qualquer dúvida. O Leão encerrou o primeiro turno na liderança da Série B, com 37 pontos e 12 vitórias em 19 jogos.

O caminho já estava pavimentado para o acesso e o título. Caso repetisse o aproveitamento da parte inicial do campeonato, o Rubro-Negro baiano atingiria 74 pontos.

Das 17 rodadas do segundo turno disputadas até aqui, o Vitória não deixou o G-4 em nenhuma e terminou 14 como líder.

O pior momento foi, sem qualquer dúvida, a goleada sofrida para o CRB. Depois de ver a torcida “invadir” Maceió, a equipe de Condé foi completamente dominada pelo adversário e levou 6 a 0.

Mas, diante da natureza do resultado e do que se seguiu, dá para afirmar que esse resultado foi um ponto muito distante da curva. Logo após a derrota, o Vitória engatou 15 pontos em seis jogos. Venceu Avaí, Ituano, Tombense, Guarani e Sampaio Corrêa. Perdeu apenas para o Criciúma.

A essa altura, o Leão já tinha 64 pontos e, para muitos, o acesso estava consolidado. Para o título, no entanto, era preciso algo mais.

Algo mais que não veio da forma que o torcedor esperava inicialmente. Em dois jogos seguidos no Barradão, contra Juventude e Vila Nova, o time pecou pelo excesso de ansiedade, conquistou apenas dois pontos e deixou o torcedor “na vontade”.

Virtualmente na Série A, o Leão foi a Novo Horizonte, no último domingo (12), sob o lema “não é festa, é guerra!”. A ideia era conquistar a vitória para confirmar o acesso de forma matemática e deixar a taça bem encaminhada.

Dessa vez, os guerreiros rubro-negros não decepcionaram. Mesmo saindo atrás no placar, foram buscar a virada, com Léo Gamalho e Welder, e chegaram aos 69 pontos. O algo mais enfim chegou. A espera acabou. O Vitória é campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023.

Fonte: Bahia Notícias, site parceiro do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram