Foram divulgados pela Academia Latina da Gravação na última quarta-feira (17) os indicados ao Grammy Latino, que chega à sua 26ª edição. Feira de Santana será representada na premiação pelos cantores feirenses Rachel Reis e Russo Passapusso (banda BaianaSystem); eles estão entre os baianos indicados à premiação internacional.
A cerimônia do Grammy Latino de 2025 acontece no dia 13 de novembro, MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Os baianos indicados
Luedji Luna é cantora e compositora natural de Salvador. A artista mescla sonoridades como Música Popular Brasileira (MPB) e o jazz. Ela concorre na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Portuguesa Brasileira com “Um Mar Pra Cada Um”.
Sued Nunes é uma cantora e compositora natural de Sapeaçu, cidade do Recôncavo da Bahia. Ela faz parte da nova geração da música brasileira. Suas canções misturam ritmos como o MPB, samba de roda, sonoridade afro-brasileira e o pagodão baiano. No Grammy Latino 2025, concorre na categoria Artista Revelação.
Ele nasceu em Salvador e ganhou o Brasil com suas composições de sucesso, além da carreira como cantor. Tierry lança hits que mesclam os ritmos do arrocha e do sertanejo. Nesta edição do Grammy Latino, é indicado ao prêmio de Melhor Álbum de Música Sertaneja com “Do Velho Testamento”.
Jadsa também é natural da capital baiana, Salvador, conhecida por ser cantora, compositora, produtora musical e guitarrista. Com uma fusão de ritmos, ela embala os fãs com suas canções. A artista concorre na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa com “Big Buraco”.
Ele coleciona 9 troféus do Grammy, é um dos criadores do movimento tropicalista e um dos mais importantes nomes da MPB. O cantor soteropolitano Gilberto Gil concorre a mais uma premiação no Grammy Latino, desta vez, junto ao artista Mc Hariel, com a música “A Dança (Ao Vivo)”, na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa.
Os feirenses
Rachel Reis
Natural de Feira de Santana, Rachel Reis é cantora e compositora que mescla ritmos populares como MPB e axé. A artista feirense concorre ao Grammy Latino pela segunda vez, em 2025, com o álbum “Divina Casca” na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Portuguesa Brasileira.
Em entrevista ao Acorda Cidade, em abril, na pré-abertura da Micareta de Feira de Santana 2025, Rachel Reis, a “sereiona”, como também é conhecida, destacou a felicidade em ser feirense e alcançar grandes conquistas. “Eu acho chique, eu acho tudo! Quero chegar muito longe”, disse a artista.
Rachel Reis se apresenta em Feira de Santana, sua cidade https://t.co/JGkIQ3WpZx pic.twitter.com/KljxEpz16i
— AcordaCidade.com.br (@Acordacidade) May 1, 2025
“Quero ganhar o Grammy desta vez, mas sempre com os pés no chão. Se não ganhar também, tudo certo, essa não pode ser a força motora, mas eu adoro ganhar prêmio”, contou Rachel.
Russo Passapusso (banda BaianaSystem)
Roosevelt Ribeiro de Carvalho, este é o nome do cantor e compositor de Feira de Santana conhecido como Russo Passapusso. Ele é membro da banda BaianaSystem, que mistura ritmos como hip-hop, samba, reggae, pagodão baiano e música eletrônica.
A BaianaSystem foi fundada em Salvador no ano de 2009 e já ganhou o prêmio do Grammy Latino em 2019. Nesta edição, a banda concorre na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa com “O Mundo Dá Voltas”.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.