Legado

Legado musical de Preta Gil inclui 12 composições autorais e 271 regravações; veja as mais ouvidas

Entre canções que artista gravou, a mais tocada nos últimos cinco anos foi 'Sinais de Fogo'. Cantora morreu no domingo (20), aos 50 anos, por complicações de um câncer no intestino.

Preta Gil
Foto: Reprodução

A cantora Preta Gil deixou um legado de 12 obras musicais autorais e 271 regravações como intérprete cadastradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), que faz a gestão de direitos autorais no Brasil.

Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso, e afilhada de Gal Costa, Preta Gil morreu no domingo (20), aos 50 anos, por complicações de um câncer no intestino. A cantora estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento contra a doença.

Segundo o ECAD, entre as canções que Preta Gil gravou como intérprete, a mais tocada nos últimos cinco anos foi “Sinais de Fogo”, composição de Ana Carolina e Totonho Villeroy.

Como determina a Lei dos Direitos Autorais brasileira, o filho de Preta, Francisco Gil receberá  rendimentos em direitos autorais das músicas da mãe tocadas no Brasil por 70 anos após a morte (ou de autores parceiros, no caso de canções feitas em parceria).

As gravações são os registros de obras musicais disponibilizadas de forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD). Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes regravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.

Veja abaixo as músicas gravadas por Preta Gil mais tocadas nos últimos cinco anos nos Brasil nos segmentos de Rádio, Casa de Festas e Diversão e Sonorização Ambiental:

  1. Milla – Tuca Fernandes / Manno Goes.
  2. Meu corpo quer você – Naldo Benny;
  3. Medida do amor – Davi Moraes;
  4. Realce – Gilberto Gil;
  5. Decote – Pablo Bispo / Yuri Drummond / Dj Gorky;
  6. Espelhos d’agua – Claudio Rabello / Dalto;
  7. Só o amor – Pablo Bispo / Gloria Groove / Ruxell / Sergio Santos;
  8. Meu xodó – Pablo Bispo / Francisco Gadelha Gil Moreira Muller de Sá / Ruxell / Sergio Santos;
  9. Ver o mar – Daniel Pereira / Thiago Maximino / Luandha Militao / Max Orlando;
  10. Sinais de fogo – Ana Carolina / Totonho Villeroy.

Fonte: g1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram