“Eu já te disse que te amo hoje?”. Essa frase, que para muitos pode parecer comum, é considerada uma marca registrada do maior youtuber individual em número de inscritos no Brasil, o Bispo Bruno Leonardo. O canal, onde o sacerdote costuma fazer três lives diariamente, chegou à incrível marca de 59,9 milhões de inscritos e desbancou velhos conhecidos na plataforma, como os irmãos Neto e o humorista Whindersson Nunes.
Segundo um levantamento feito pelo Acorda Cidade com dados do próprio YouTube, o canal do Bispo Bruno tem 7.854 vídeos que juntos acumulam 8,8 bilhões de visualizações. O fundador da Igreja Batista Avivamento Mundial também demonstra um desempenho relevante no Instagram, onde possui 11 milhões de seguidores.
A marca fica ainda mais impressionante quando se leva em consideração que o canal do líder religioso é relativamente “novo”. O vídeo mais antigo do canal do Bispo Bruno Leonardo possui apenas seis anos; apesar de ser mais de meia década, os canais brasileiros acima de 40 milhões de inscritos são considerados veteranos no YouTube e têm muito mais tempo de plataforma.
Além das lives, que costumam acontecer rigorosamente em três horários do dia (às 5h, às 18h e à meia-noite) e chega a bater 3,9 milhões, o bispo costuma fazer a “Visita do Profeta”. O evento percorre o país realizando encontros para orações em grandes estádios ou templos da igreja em que Bruno Leonardo é o líder.
Quem é o bispo?
O bispo, que possui o nome de batismo Bruno Leonardo Santos Cerqueira, tem 43 anos, é casado e nasceu em Salvador, capital do estado da Bahia. Atualmente, é líder da Igreja Batista Avivamento Mundial. Em alguns vídeos, o sacerdote já chegou a afirmar que atua como pastor desde os 15 anos.
O bispo se popularizou nas redes sociais, em especial no YouTube, compartilhando vídeos de orações, pregações e mensagens de fé. Segundo dados do próprio YouTube, Bruno Leonardo é o pastor mais visto na plataforma em todo o mundo.
Além da atuação religiosa online, o bispo possui um forte engajamento social nas redes, onde já divulgou a realização de campanhas humanitárias, arrecadação de doações e ajuda a grupos em vulnerabilidade social.
Deserto e Tribulações
Apesar de ser considerado um fenômeno nas redes sociais, ambiente onde se popularizou compartilhando orações, em março deste ano o Bispo Bruno Leonardo recorreu a elas para se defender do que ele considerou como “um ataque”.
O episódio aconteceu após a divulgação de que a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) citaram em relatórios transações suspeitas entre a Igreja Avivamento Mundial, que é liderada pelo bispo, e uma empresa investigada por relação com um integrante de uma facção criminosa. Na ocasião, o bispo postou um vídeo no Instagram onde pedia orações. “A verdade sempre vence”, disse.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.