
Nesta segunda-feira (15), a Academia Brasileira de Cinema anunciou que o longa-metragem O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo ator baiano Wagner Moura, será o representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026.
A escolha ocorreu dentre seis finalistas, que incluíam Manas (Mariana Brennand), O Último Azul (Gabriel Mascaro), Kasa Branca (Luciano Vidigal), Oeste Outra Vez (Erico Rassi) e Baby (Marcelo Caetano).
Ambientado no Recife dos anos 1970, O Agente Secreto é um thriller político em que Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia, retorna à cidade natal fugindo de um passado misterioso. Lá, porém, ele descobre que está sendo espionado.
O elenco conta, além de Moura, com nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Thomás Aquino, entre outros. A produção deve estrear nos cinemas brasileiros em 6 de novembro.
Os pontos fortes que pesaram na escolha
A escolha de O Agente Secreto chega no ritmo de um ótimo momento para o cinema brasileiro, impulsionado pela vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar passado. Vencedor dos prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Cannes 2025, o filme de Kleber Mendonça Filho também chamou a atenção da crítica internacional. O jornal britânico The Guardian deu nota máxima e definiu o longa como “visual e dramaticamente soberbo”. Já a revista norte-americana Hollywood Reporter o classificou como “magistral”, enquanto o site The Playlist o chamou de “obra-prima” e destacou Wagner Moura como a força central do filme.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Davi Cerqueira, sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram