O clima de Carnaval se misturou ao clima de Copa do Mundo para comemorar o primeiro Oscar do Brasil. O filme “Ainda Estou Aqui” ganhou na categoria de melhor filme internacional em cerimônia realizada na noite deste domingo (3) em Los Angeles (EUA).
Dirigido por Walter Salles, o longa recebeu três indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira alcança tal feito.
Na categoria de melhor filme internacional, a produção disputava o troféu com “A garota da agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A semente do fruto sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia). A vitória de “Ainda Estou Aqui” como melhor filme internacional foi anunciada pela atriz Penélope Cruz.
“Em nome do cinema brasileiro, é uma honra tão grande receber isso de um grupo tão extraordinário. Isso vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande no regime tão autoritário, decidiu não se dobrar e resistir… Esse prêmio vai para ela: o nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse Walter Salles durante seu discurso e agradecimento.
“Ainda Estou Aqui” retrata a comovente história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres que busca desvendar o paradeiro de seu marido desaparecido, Rubens Paiva interpretado por Selton Mello, durante a ditadura militar no Brasil. O ex-deputado federal foi assassinado durante a ditadura militar.
Os premiados nas 23 categorias do Oscar 2025 foram:
- Ator coadjuvante – Kieran Culkin, em A verdadeira dor
- Animação – Flow
- Curta-metragem animado – In The Shadow of Cypress
- Figurino – Wicked
- Roteiro original – Anora
- Roteiro adaptado – Conclave
- Maquiagem e penteado – A substância
- Edição – Anora
- Atriz coadjuvante – Zoe Saldaña, por Emília Pérez
- Design de produção – Wicked
- Canção original – El Mal, de Emilia Pérez
- Documentário de curta-metragem – A única mulher na orquestra
- Documentário – No other land
- Som – Duna: Parte 2
- Efeitos visuais: Duna: Parte 2
- Curta-metragem em live-action – I´m not a robot
- Fotografia – O Brutalista
- Filme internacional – Ainda estou aqui
- Trilha sonora – O Brutalista
- Ator –Adrien Brody, em O Brutalista
- Direção – Sean Baker, de Anora
- Atriz – Mikey Madison, em Anora
- Filme – Anora
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.