Mundo do Trabalho

Desempregado? Confira cinco dicas para ajudar na hora da entrevista de emprego

É preciso se preparar bem para obter um resultado positivo.

Desempregado? Confira cinco dicas para ajudar na hora da entrevista de emprego Desempregado? Confira cinco dicas para ajudar na hora da entrevista de emprego Desempregado? Confira cinco dicas para ajudar na hora da entrevista de emprego Desempregado? Confira cinco dicas para ajudar na hora da entrevista de emprego

Redação iBahia

Apenas falar sobre entrevista de emprego já gera ansiedade e nervosismo em muitos pessoas. Para vencer o medo e não deixar se abalar na hora, é preciso se preparar bem para obter um resultado positivo. O professor Luciano Santana Pereira, autor do livro 'GO -Projeto de Vida. Construindo o Sucesso no Dia a Dia', compartilhou cinco dicas para ajudar os candidatos na 'hora h'. Confira:

1) Pesquise sobre a empresa e a vaga

Antes de sair para a entrevista, dedique tempo para navegar pelo site e pelas redes sociais da empresa. Faça uma busca sobre notícias e pesquise as atividades e perfil da vaga que pretende ocupar. Deixe claro para o entrevistador que você pesquisou sobre a empresa, essa atitude demonstra interesse e determinação em conquistar a oportunidade.

2) Vista-se adequadamente

A aparência conta na entrevista. Escolha uma roupa adequada à vaga que está disputando. Use trajes bem cuidados e que transpareçam zelo, mas procure estar confortável para não ficar incomodado com uma “fantasia”. Na dúvida, prefira sempre as cores neutras e poucas estampas. O grande segredo é evitar os excessos na maquiagem, nos acessórios, no decote e afins.

3) Demonstre entusiasmo

Ter o currículo selecionado para a entrevista é parte do caminho andado, mas o entusiasmo na entrevista pode decidir a escolha. Demonstre confiança e clareza de propósito, mas cuidado para não parecer que já ganhou o jogo.

4) Supere a timidez

Respire fundo e esteja preparado para perguntas variadas, até mesmo aquelas que podem parecer absurdas. Não tenha vergonha de se expressar. Se for preciso, simule entrevistas em frente ao espelho para organizar a fala e a postura. Procure se manter conectado com aquilo que você tem de melhor, pois isso dá segurança e espontaneidade no momento da entrevista.

5) Fale somente a verdade

Não cogite, em hipótese alguma, mentir ou inventar algo com a intenção de agradar o recrutador. Seja coerente entre aquilo que você diz e o que está no currículo.