No CNU 2025, 46,06% dos aprovados para a segunda fase pertencem às cotas
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Agência Brasil – Os locais da prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) serão divulgados nesta segunda-feira (1°), a partir das 16h (horário de Brasília). Os candidatos poderão acessar os locais de prova através dos cartões de confirmação na página virtual do concurso, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A prova será realizada no dia 7 de dezembro.

Cartão de confirmação

Para acessar o cartão de confirmação, é necessário fazer o login pela conta da plataforma de serviços digitais do governo federal, Gov.br, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha do usuário.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), divulgou a lista dos 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do concurso no dia 12 de novembro, também disponível no site da FGV. 

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e a FGV recomendam que os candidatos levem o cartão impresso no dia da realização da prova, para facilitar a localização. 

Os horários

De acordo com o edital do CNU, os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília). Para os cargos de nível superior, o tempo de realização da prova será de três horas, das 13h às 16h. Já as provas para os cargos de nível intermediário terão duração de duas horas, sendo das 13h às 15h.

CNU: aprovados devem manifestar interesse em cargos até quinta-feira (18)
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Sobre a prova

A prova para nível superior conta com duas questões discursivas, valendo 45 pontos. Já a prova de nível intermediário será formada por uma redação dissertativa, com valor de 30 pontos. Os participantes devem escrever as questões à mão, com caneta esferográfica azul ou preta. Somente o texto transcrito na folha definitiva será considerado válido para correção.

Os textos devem ter até 30 linhas e serão avaliados seguindo os critérios de: domínio da língua portuguesa (50% da nota para os cargos de nível superior e 100% para nível intermediário) e conhecimentos específicos (50% da nota total para nível superior).

CNPU 2025

O CPNU 2025, também conhecido como CNU ou Enem dos Concursos, oferece 3.652 vagas que estão distribuídas em 32 órgãos do governo federal. Destas vagas, 3.144 são para os cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. 

O concurso também tem o objetivo de formar um banco de candidatos aprovados em lista de espera para ambos os cargos. O MGI informa que do total de vagas, 2.480 são para preenchimento imediato, e as demais (1.172) para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados. 

De acordo com o MGI, os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos, da mesma forma que o modelo adotado na primeira edição do CNU. Este modelo inclui a inscrição do candidato para diferentes cargos dentro de um mesmo bloco, e é o candidato quem define a lista de preferência.

Esta edição do CNU registrou 761.528 inscrições confirmadas, com participantes de todos os estados do Brasil e de 4.951 municípios. 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.