Concursos

Governo anuncia concurso da Polícia Federal com duas mil vagas até 2026

Segundo o diretor-geral da PF, haverá vagas para todos os cargos policiais: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista.

Governo anuncia concurso da Polícia Federal com duas mil vagas até 2026 Governo anuncia concurso da Polícia Federal com duas mil vagas até 2026 Governo anuncia concurso da Polícia Federal com duas mil vagas até 2026 Governo anuncia concurso da Polícia Federal com duas mil vagas até 2026
Operação Roots
Foto: Polícia Federal

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu repor 2 mil cargos da Polícia Federal (PF) por meio de concurso público. O certame ocorrerá em 2025 e prevê a contratação de mil profissionais neste ano e mais mil em 2026. O anúncio foi feito na quarta-feira, 29 de janeiro, pelos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

“Serão 2 mil policiais federais distribuídos por todo o Brasil e que serão muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental. Com esse concurso e o ingresso de profissionais este ano e no próximo, voltaremos à média histórica de 15 mil profissionais”, ressaltou Lewandowski.

A ministra Esther Dweck explicou que as etapas do concurso serão descritas a partir da portaria de autorização do certame, prevista para fevereiro. “Essa autorização é dada agora, mas a entrada efetiva deve ocorrer a partir do final do ano”, disse. O concurso ficará a cargo da Polícia Federal.

PRIORIDADE – “Teremos vagas para todos os cargos policiais: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Agora vamos nos sentar com as nossas equipes para ver quantas vagas para cada cargo e aí poderemos anunciar esse quantitativo e os valores”, afirmou Andrei Rodrigues.

A realização desse concurso é uma prioridade para o Governo Federal, sinalizou Esther Dweck. “Estamos fazendo esse anúncio agora para que esse concurso possa ser iniciado o mais breve possível”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.