Uefs divulga edital de concurso público para professor
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estudantes da rede pública da Bahia, sob a orientação de seus professores, têm a oportunidade de participar do Concurso Cultural Carretel, que estimula o desenvolvimento de projetos de educação financeira capazes de aproximar escolas e famílias. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 10 de novembro, neste site. A iniciativa é do Instituto Ânima em parceria com o Fundo Socioeconômico da Caixa Econômica Federal.

Os participantes podem criar vídeos, animações, podcasts, textos, projetos digitais ou apresentações artísticas. Serão valorizadas a originalidade e a forma de abordar questões como consumo, endividamento, apostas e escolhas financeiras no dia a dia. Entre os exemplos estão criação de jogos analógicos ou digitais ; organização de eventos, bazares e feiras com a comunidade escolar; entre outros.

“Educação financeira é mais do que aprender fórmulas matemáticas ou controlar gastos. É entender como a falta de tempo, renda e até de atenção interfere nas decisões que as pessoas tomam, especialmente em um país marcado pela desigualdade. Ao participar do concurso, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre essas questões de maneira criativa e significativa, relacionando o tema com a própria realidade”, explica a presidente do Instituto Ânima, Daniele Paz.

Segundo ela, o tema “não deve ser tratado apenas como uma temática da área da matemática, mas em perspectiva transversal e interdisciplinar, como parte do desenvolvimento humano, contribuindo para formar estudantes mais autônomos, críticos e responsáveis, capazes de fazer escolhas mais responsáveis e construir seus próprios projetos de vida”, conclui.

Regulamento

O tema do concurso para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental é “Entre desejos e necessidades: como decidimos o que consumir”, já para o Ensino Médio, o foco será “Lá vem o golpe! Como se proteger e não promover golpes”. Serão utilizados como critérios de avaliação a pertinência ao tema, replicabilidade, comunicação, criatividade e inovação e alcance.

Os projetos podem ser apresentados individualmente ou em grupo de até quatro estudantes da mesma etapa de ensino, além do nome do professor orientador. Já os docentes podem participar de mais de um grupo. As famílias dos alunos também podem colaborar com a elaboração e o desenvolvimento das iniciativas.

Os 12 projetos selecionados na Bahia participarão de uma votação popular. Os finalistas serão convidados para uma cerimônia de entrega do reconhecimento, além de terem seus trabalhos divulgados via podcast no Canal Futura, ampliando a visibilidade de suas ideias e incentivando outras escolas a adotarem práticas semelhantes.

Programa Carretel

O Carretel é um projeto voltado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e seus familiares, e professores da rede pública. Seu propósito é ensinar e inspirar pessoas a tomarem melhores decisões financeiras e no dia a dia, desenvolvendo autonomia, consciência financeira e habilidades para a vida. São oferecidos conteúdos em vídeo, trilhas educativas e formações práticas, tudo com uma linguagem acessível e conectada à realidade da escola e da vida fora dela.

Concurso Cultural Carretel

Prazo de inscrição: até o dia 10 de novembro

Público: do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública da Bahia, sob a orientação dos seus professores

Inscrição: gratuita

Certificado: todos que submeterem projetos receberão certificado

Cadastro: preencher formulário no site do carretel.org.br

Realização: Instituto Ânima e Caixa Econômica Federal

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.