Comportamento

Como pedir desculpas? Entenda como isto impacta em sua organização

Pedir desculpas, antes de tudo, é reconhecer, verdadeiramente, que você errou ou estava errado em sua fala ou ato

Como pedir desculpas? Entenda como isto impacta em sua organização Como pedir desculpas? Entenda como isto impacta em sua organização Como pedir desculpas? Entenda como isto impacta em sua organização Como pedir desculpas? Entenda como isto impacta em sua organização

José Roberto Marques

Existe um ditado popular que diz que – “Se errar é humano, perdoar é divino”. De fato, todo o ser humano é falho e, como tal, comete erros que podem prejudicar a si mesmo e as pessoas à sua volta. Entretanto, mais do que se conformar com esta característica, é preciso ter a capacidade de reconhecer seus vacilos e saber como pedir desculpas.

Todos nós somos imperfeitos e suscetíveis a erros. Por isso, em muitos momentos, no trabalho e em nossa vida particular, nos deixamos levar por fofocas, emoções conflitantes e julgamentos negativos, que nos fazem tomar decisões erradas e ofender nossos colegas, amigos e parentes, por exemplo.

Assim cometemos atos impulsivos, proferimos palavras duras com o intuito de apenas magoar, ferir e diminuir o outro, achando que assim vamos resolver nossos problemas. Ledo engano! Cada vez que brigamos ou discutimos com alguém, não estamos desabafando, mas sim, alimentando uma rede de intrigas que nos levam a desenvolver sentimentos negativos.

Para evitar estes tipos de situações devemos aprender com nossos erros, buscar se conhecer na essência e desenvolver maior controle emocional. Também é essencial sempre fazer autoavaliações, que permitam identificar os pontos de melhoria e eliminar os comportamentos que sabotam as relações.

PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO NAS EMPRESAS

Em nosso ambiente de trabalho temos que nos relacionar com diversos tipos de pessoas com hábitos e formas de pensar e agir, às vezes, muito diferentes de nós. Porém, não são nossos colegas que são ruins, mas a nossa forma de vê-los que é. Digo isso porque aplicamos o nosso próprio filtro e fazemos julgamentos baseados em nossas crenças, valores e experiências de vida.

Neste sentido, responda sinceramente – Quantas vezes você teve que mudar de opinião sobre alguém na empresa que, sem conhecer, considerou “metido, arrogante ou antipático”? Várias, não é mesmo? E mesmo que não tenha pedido desculpas pessoalmente a esta pessoa, com certeza, mentalmente você sentiu certo remorso por pensar desta maneira.

Neste sentido os profissionais de RH devem estar atentos aos maus comportamentos dos colaboradores e buscar a melhoria contínua na comunicação e nas relações interpessoais. Assim, devem trabalhar, em conjunto com os gestores, para criar estratégias efetivas e desenvolver um ambiente saudável no trabalho, onde haja integração, maturidade profissional e respeito às diferenças.

Por isso, pedir desculpas, antes de tudo, é reconhecer, verdadeiramente, que você errou ou estava errado em sua fala ou ato. Por isso, quando for se desculpar, com um gestor ou colega de trabalho, use palavras positivas, demonstre arrependimento, ouça o que tem a dizer e seja sempre sincero em suas colocações.

Lembre-se ainda que do mesmo modo que poderia ser você, que a outra pessoa também tem o direito de desculpá-lo ou não. Entretanto, é preciso que haja um pedido de desculpas formal para que você possa ser ouvido, entendido e quem sabe até, perdoado.

COMO O COACHING PODE AJUDAR?

Uma excelente alternativa para desenvolver os profissionais e diminuir problemas de relacionamento nas empresas, é o Coaching. Este extraordinário processo ajuda os profissionais a trabalharem diversos aspectos de seus comportamentos, de modo a identificar seus pontos de melhoria no que tange suas relações interpessoais.

Esta poderosa metodologia, de aceleração de resultados e desenvolvimento humano, usa diversas técnicas e ferramentas para ajudar o colaborador a fazer seu autofeedback, ou seja, a refletir sobre suas ações e crenças e avaliar como tudo isso afeta seu desempenho e sua forma de se relacionar com seus colegas.

Além disso, o Coaching estimula o desenvolvimento de novas habilidades de comunicação, o aprimoramento da capacidade de ouvir e de falar com assertividade, como também o aumento do respeito às diferenças, o que permite aos profissionais respeitarem-se uns aos outros e trabalhar, harmonicamente, em equipe.