Conforme o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), empregados do comércio varejista podem trabalhar no domingo de eleição, desde que conste no acordo coletivo da categoria e haja uma escala de trabalho que possibilite o comparecimento dos funcionários aos locais de votação.
O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana (Secofs), Antônio Cedraz, enfatizou em entrevista ao Acorda Cidade que a autorização beneficiará comércios de bairros e shopping centers e que, pelo bom senso, as lojas do comércio do centro da cidade estarão fechadas.
“Acredito que vai do bom senso dos empresários em abrir ou não, tenho quase certeza de que no centro, a maioria do comércio não vai funcionar, será mais o comércio de bairro. O horário autorizado para funcionar é de 9h às 16h e shoppings das 12 às 20h. E as empresas que quiserem funcionar no domingo de eleição, terão que cumprir a lei eleitoral de liberar os seus funcionários para votar, esses de qualquer maneira não podem ser prejudicados,” esclareceu.
Ele informou que os supermercados, exceto atacadões, poderão funcionar no horário normal.
“Mas para isso terão que pagar o valor de R$90,11 ou no término do serviço ou no quinto dia útil, após o término do serviço”, informou.
Shopping
O shopping vai funcionar das 12h até às 20h e terá que facilitar para os trabalhadores votarem. Veja a seguir o horário do Boulevard Shopping:
Lojas – 14h às 20h.
Alimentação – 12h às 21h.
Big Bompreço – 08 às 20h
O presidente do Secofs, Antônio Cedraz, orientou os eleitores a fazerem boas escolhas no dia das eleições.
“O trabalhador deve analisar os seus candidatos. Estudem aqueles que tem proposta para o trabalhador, propostas que tentam recuperar aquilo que foi perdido, com tantas lutas e sangue de trabalhadores. Viva a democracia,” concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Esse sindicato e realmente é dos comerciários?????
Os funcionários do comércio são uns escravos, em pleno dia de eleição tem que ir votar correndo para ir trabalhar ainda,os lojistas não estão nem ai para os funcionários só querem dinheiro e dinheiro.
A pessoa trabalha por necessidade ,mas é cada humilhação
Pois é, eu sou médico e trabalho 15 horas por dia, de segunda a sexta, mais o sábado até meio dia. Trabalho é dignidade, a opção a ele, para quem não é milionário, herdeiro, etc, é o desemprego. Se acha escravo, monte seu negócio, empreenda, e coloque seus funcionários para trabalhar jornadas leves, 4 dias da semana, jamais aos fins de semana. E por favor, não saia de casa aos Domingos para abastecer carro, ir em farmácias, hospitais, aeroporto, rodoviária. borracharia, lanchonetes ou padarias, para não contribuir com o trabalho escravo que você sugere. Shopping, não passe nem perto. E não chame bombeiro ou polícia em caso de necessidade, pois eles merecem descansar aos Domingos.
Puxa dr. Carlos , ninguém tá reclamando de trabalho apenas queremos nossa dignidade como cidadão e exercer nossa cidadania e o quando o senhor fala que trabalha 15 horas por dia é por que o senhor necessita ? Claro que não sua profissão é na minha opinião a mais digna de todas por tanto Dr não tô aqui para defender empresário nem ninguém só queremos o que é justo para a população .
Um domingo não vai falir nenhum empresário e muito menos o shopping .
Vc é um péssimo médico com essas sua “fala” de desprezo com pessoas que trabalham muito mais que as suas 15h que vc trabalha e deve ganhar mais de 12k. Essas pessoas se esforçam muito mais que vc pra ganhar apenas um salário de 1k. Sua CRM deveria ser cassada com esse comentário p0DR3
Corretíssimo! As empresas tem contas pra pagar, independente do ladrão que ganhe a eleição! Pra começar o voto nem deveria ser obrigatório!