O ex-presidente Lula (PT) completou 77 anos nesta quinta-feira (27).
O aniversário de Lula acontece a três dias do segundo turno da eleição, marcado para o próximo domingo (30).
Apesar de ter nascido no dia 27 de outubro, Lula foi oficialmente registrado no dia 6 de outubro. Segundo a biografia do ex-presidente, isso aconteceu porque Lula foi registrado anos depois de nascer.
Além disso, nesta mesma data, há 20 anos, Lula foi eleito presidente pela primeira vez.
Nas eleições de 2022, as pesquisas têm mostrado o petista à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.
Sexta disputa presidencial
Nascido em Pernambuco em outubro de 1945, o ex-presidente governou o país entre 2003 e 2010 e tenta pela sexta vez chegar ao Palácio do Planalto (disputou a Presidência em 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006, além de 2018, quando teve a candidatura indeferida).
Nos discursos que tem feito nos atos de campanha, Lula tem afirmado que, se eleito, adotará medidas para fazer o país retomar a geração de emprego; retomar investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura; reduzir a inflação; e criar ministérios como o da Segurança Pública, o da Previdência Social e o dos Povos Originários.
Lula também tem dito que, proclamado o resultado da eleição, quem vencer precisa governar e quem perder, se preparar para a próxima eleição.
“Ganhando a eleição, quem ganhou toma posse e vai governar. Quem perdeu vai lamentar e se preparar para outra eleição. Foi assim que fiz em 1989, 1994 e 1998. Ou seja, a eleição termina no dia 30. A hora que fechar a urna e anunciar, terminou. Não tem mais bolsonarista ou lulista, flamenguista ou vascaíno, corintiano ou palmeirense. Numa sociedade civilizada, disputa da forma mais democrática possível, briga pelo seu candidato, luta pelo seu candidato, acabadas as eleições, tem o resultado. Quem ganhou governa, quem perdeu chora. É assim. Simples assim”, diz.
O petista também tem dito que, após o segundo turno, a sociedade brasileira precisará se reconciliar, relembrando que disputou a Presidência contra Fernando Collor (1989), Fernando Henrique Cardoso (1994 e 1998), José Serra (2002) e Geraldo Alckmin (2006) e que, terminada a eleição, quem perdia se preparava para a próxima disputa.
“A gente disputava eleição, e quem pedia ia para casa lamentar e se preparar para a próxima eleição. Quem ganhava, começava a governar numa boa. Foi assim em 1989, 1994, 1998, 2006 e 2010”, declarou o petista nesta quarta (26).
Data de nascimento
Conforme o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data oficial de nascimento de Lula é o dia 6 de outubro. Porém, a página oficial do ex-presidente informa que, embora ele tenha sido registrado em 6 de outubro, nasceu no dia 27. Isso porque Lula só foi registrado anos depois.
“Nascido em 27 de outubro de 1945, em Vargem Comprida, localidade de Caetés, no interior de Pernambuco – na época um distrito do município de Garanhuns – o sétimo filho de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo, a ‘dona Lindu’, só foi registrado anos mais tarde e acabou com uma data de nascimento diferente no documento: 6 de outubro”, informa a página de Lula na internet.
Fonte: G1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
parabéns saúde paz e luz na vida dele
Parabéns coroa que Deus te dê forças e saúde para lutar a idade não importa o importante é que vc está mostrando se capaz de governar esse Brasil. É 13 no dia 30 às 13:00 e pro 22 só pode às 22:00hs vamos votar no horário certinho gente kkkk
Parabéns Lula que Deus abençoe vossa excelência e sua família Feliz aniversário!!! E que Domingo vossa excelência vença pra o país volta a sorrir e 13!!!
Matéria desnecessária e tendenciosa.
Feliz aniversário, Lula! Muita saúde ora vc!! Com a benção de Deus e a maioria dos votos, vc vai nos libertar do inominável protótipo de ditador de meia pataca que ocupa o Palácio do Planalto. Voltaremos a ser respeitados perante o mundo.
Parabéns Coroa Deus t dê muita força e muita sorte e afaste de vc todo mau,e mostre pra esse povo brasileiro que vc tem garra para governar mais uma vez a idade ñ importa. É 13 dia 30 às 13:00 e o 22 só podem votar às 22:00 tem que ser tudo no horário certo viu gente.
Agora um cidadão desse, beirando os 80 anos, quer o que mais na política, com as mordomias que já tem, e aposentadorias, a não ser sede de vingança, e ferrar com o país?
Já num sabe ?
o mesmo que fez antes a fome é inacabável os cofres públicos , estatais , amigos e agora na vista de todos aquele pessoal que manda investigar , que prende , que censura , que condena .. pode falar que corre o risco de ir parar na tranca.
Desta vem vem pior o sistema fez tudo por quatro anos para matar a fome dos que até se ridicularizaram para pedir a volta dele e com um agravante pior que foi a destruição total da nossa constituição, só que não podemos falar nada com o risco de irmos presos .