Acorda Cidade

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas da rede pública e privada participaram de um workshop sobre convivência ética. O encontro, que aconteceu na Fundação Senhor dos Passos, foi promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp), em parceria com a secretaria municipal de Educação de Feira de Santana.

A professora Isabela Saback definiu como excelente o debate. “A convivência ética é um dos princípios que nós temos discutido acreditando que os meninos precisam pensar que esse é um espaço em que o meu direito precisa ser preservado na medida em que o direito do outro também precisa ser. A gente precisa favorecer que eles pensem sobre as questões que ocorrem no ambiente da escola, questões vinculadas a conflitos, e como reagir a opiniões diferentes, gostos, como respeitar eticamente aquele que pensa diferente de mim; pensar como a dor do outro eu sentiria caso eu também fosse desrespeitado”, afirmou a educadora.

Segundo ela, estudos têm demonstrado que existe uma lista de práticas morais que podem favorecer a tematização das questões da convivência na escola, como as assembleias, avaliações do dia, a literatura com uma história que tenha moral por trás, mediação de conflitos pelo professor, uma sequência de atividades, seja ela mediadora ou preventiva.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.