Vestibulares estão sobrecarregando o ensino médio, diz Haddad
Segundo ele os professores do ensino médio estão sobrecarregados por causa da existência de muitas provas diferentes de vestibular no país.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os professores do ensino médio estão sobrecarregados por causa da existência de muitas provas diferentes de vestibular no país, e que não conseguem aprofundar o conteúdo ensinado. “Estamos sobrecarregando o ensino médio, e o professor – para não falar do aluno – é uma das maiores vítimas. Ele é obrigado a cumprir um programa tão extenso que não permite a ele entrar no assunto com profundidade”, afirmou o ministro na conferência de encerramento da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu nesta semana em Natal.
Foto: Iberê Thenório/G1
Fernando Haddad (à esquerda) discursa ao lado do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ivonildo do Rêgo, durante encerramento da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu nesta semana em Natal. (Foto: Iberê Thenório/G1)
De acordo com Haddad, esse problema deve ser superado pelo novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Acho que o Enem vai ajudar a organizar um currículo mais racional, mais adequado, ao mesmo tempo menos abrangente mas mais aprofundado, com mais espaço para discussão em sala de aula, e não esse rolo compressor que é a assimilação mecânica de matéria”, afirmou.
Assuntos