Daniela Cardoso
Educação
Vestibular da Uefs poderá ser antecipado
De acordo com pró-reitor de graduação da Uefs, Rubens Alves, o período de janeiro traz várias dificuldades para a realização do evento.
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) pretende antecipar o vestibular do início do ano. Estudantes e professores que discordam com a mudança fizeram um abaixo-assinado para que isto não aconteça. O pró-reitor de graduação da Uefs, Rubens Alves Pereira, informou que desde o ano passado a comissão de coordenação do vestibular já tinha decidido que este ano o vestibular 2013.1 seria realizado no início de dezembro e não mais em janeiro.
De acordo com ele, o período de janeiro traz várias dificuldades para a realização do evento. “É um mês de férias, e traz transtornos extras, além disso, sempre fazíamos em janeiro o último vestibular da Bahia, o que estava gerando uma grande abstenção, pois as outras universidades já tinham, inclusive, divulgado os resultados”, explicou.
Segundo o pró-reitor, a universidade conseguiu criar condições para o adiantamento do vestibular, e inclusive, já tinha comunicado a outras universidades da Bahia sobre a nova data.
Sobre os prejuízos para os alunos, principalmente da rede estadual, em decorrência da greve dos professores, que durou 115 dias, o pró-reitor informou que a decisão da antecipação foi tomada antes da deflagração da greve.
“Fomos surpreendidos com a greve e começamos a receber questionamentos sobre aos prejuízos que a data de dezembro poderia trazer”, relatou.
Rubens afirmou que não haveria prejuízos com relação a questão formal, pois quando a matrícula for realizada, em março do ano que vem, os alunos já terão concluído, mas considerou que os aspectos pedagógicos do ensino médio podem ser prejudicados.
“Os alunos não terão concluído o ano letivo e podem ser prejudicados, por isso iremos reavaliar a antecipação”, ressaltou.
Uma reunião será realizada na próxima semana para avaliar essas questões.
Rede particular
O pró-reitor da Uefs disse que os alunos da rede particular não estão reclamando com relação a antecipação do vestibular para o mês de dezembro, mas no abaixo-assinado feito pelos alunos, este item foi considerado como um dos motivos para a manutenção do período tradicional da aplicação das provas.
“Os alunos das escolas particulares também sentem-se prejudicados em função de ser este período o fim do ano letivo para muitos, quando alguns ainda estão em processo avaliativo”, diz um dos pontos do abaixo-assinado, que contém assinaturas recolhidas nas escolas públicas, particulares e cursos preparatórios de Feira de Santana e cidades vizinhas.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Assuntos