Acorda Cidade
Escolher a profissão ideal é algo que envolve uma série de decisões simultâneas em vários níveis da vida, e as dúvidas dos vestibulandos são muitas. “Em que área eu pretendo atuar?”, “terei retorno financeiro?”, “terei satisfação pessoal atuando como profissional desta área?”, “conseguirei dar o melhor de mim?”, “farei sucesso na carreira?”. E as perguntas raramente param por aí, o que é absolutamente normal, visto que a escolha deve ser feita quando os candidatos são ainda muito jovens e não têm ainda toda a bagagem que ajudaria muito nesse momento.
Por outro lado, há quem já tenha em mente a área que deseja – saúde, artes, comunicação, entre outras – faltando apenas decidir qual será a direção a seguir dentro dela. No caso dos alunos que pretendem seguir carreira no setor de engenharia, a boa notícia é que esta área de conhecimento é muito vasta e ampla, oferecendo possibilidades bastante diferentes dentro do mesmo campo. Veja abaixo um apanhado das principais escolhas em engenharia e quais são as suas atribuições. Boa prova!
Engenharia de Produção
O engenheiro de produção é peça totalmente fundamental e versátil, pois atua em indústrias e empresas de vários ramos. Esta ocupação cuida ainda do gerenciamento de recursos materiais, humanos e financeiros.
Engenharia Civil
O engenheiro civil é o responsável por cuidar diretamente do gerenciamento e execução de obras e construções, desde a análise do terreno até o levantar da edificação.
Engenharia Elétrica
Planejar, supervisionar e executar quaisquer projetos que estejam ligados à energia elétrica: essa é a função do engenheiro eletricista.
Engenharia Mecatrônica
A execução de projetos, a operação e a manutenção de equipamentos de automação, além do desenvolvimento de projetos ligados à área, são as atribuições do engenheiro mecatrônico.
Engenharia Química
O engenheiro químico, como o próprio nome indica, cuida sobretudo dos processos industriais que envolvam extração, utilização e transformação de matérias-primas em produtos ou processos químicos variados.
Além destas áreas, quem opta pelo setor de engenharia pode trabalhar com diversas outras possibilidades, como as engenharias de alimentos, de metalurgia, ambiental, da computação, aeronáutica, têxtil, hídrica, de telecomunicações, entre outras tantas alternativas.