Daniela Cardoso
Depois que o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), José Carlos, informou que a instituição vai enfrentar muitas dificuldades em 2012 com a redução da cota orçamentária em 14,83 %, o deputado estadual Zé Neto, afirmou que não houve cortes nos recursos e que o governo estadual é parceiro da universidade.
“No geral nós ampliamos em torno de 80% os recursos das quatrosuniversidades estaduais da Bahia e em Feira de Santana foi um pouco maior. O que houve foi um aumento de custeio muito grande ”, disse o deputado informando que só no ano passado a Uefs teve um acréscimo de R$ 12 milhões.
De acordo com ele, o último orçamento da Uefs era de 89 milhões e que foi ampliado para 187 milhões. “O que Zé Carlos está reclamando é que aproximadamente 3 milhões entrou na conta de pessoal. Ele acha que essa conta deve ser absorvida integralmente pelo governo do estado”.
Zé Neto disse ainda que o governo vai fazer com que as universidades da Bahia tenham autonomia total dos seus recursos e afirmou que essas discussões devem ser feitas de forma administrativa e não de forma pública como está acontecendo. "Acho que o melhor caminho é esse, eu sou parceiro da universidade, estamos caminhando no sentido de resolver os problemas da universidade".