Andrea Trindade
Aconteceu na manhã desta terça-feira (15) a cerimônia de entrega de dez novos laboratórios da Universidade Salvador, campus Feira de Santana (Unifacs Feira). O evento contou com a presença do presidente da instituição, Marcelo Henrik, e da reitora Márcia Barros.
Os laboratórios atenderão os cursos de arquitetura, engenharias civil, elétrica, mecânica e de produção, sistemas de informação, redes de computadores e técnico em informática e serão divididos para as disciplinas de formação básica e de formação profissional, além de serem utilizados para as atividades de Pesquisa, Iniciação Científica e Projetos Interdisciplinares.
De acordo com a instituição, cerca de mil alunos estão sendo beneficiados com aulas nos laboratórios que foram desenvolvidos para atividades vinculadas aos conteúdos ministrados.
O diretor de Engenharia da Informação, Rafael Araújo, informou que o investimento foi de mais de dois milhões e meio de reais e que existe a expectativa de abranger o benefícios para outros cursos com o objetivo de promover interdisciplinaridade.
“Os alunos estão motivados e muito engajados, alguns deles participaram inclusive da montagem e enriqueceram o aprendizado deles de forma significativa. 70% dos laboratórios já estão funcionando.Desde outubro as aulas práticas estão sendo realizadas nestes espaços próprios”, destacou Rafael Araújo informando que antes as aulas práticas eram realizadas com apoio de empresas parceiras.
A reitora Márcia Barros destacou a importância de Feira de Santana para o desenvolvimento da instituição no estado que vem desenvolvendo projetos de extensão e pesquisa, além dos cursos de graduação e pós-graduação. “Estão aqui equipamentos de vanguarda. Estamos capacitando todos os nossos professores para que utilizem esses espaços de laboratórios que são importantes para nossos alunos. Feira de Santana sempre foi para nós um espaço muito importante dado a sua relevância para o crescimento do estado da Bahia e a nossa universidade não poderia ficar de fora disso”, informou.
Fotos e informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade