Ufba firma parceria com universidade americana

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) assinou um convênio com a New York University (NYU - Universidade de Nova Iorque).

Ufba firma parceria com universidade americana Ufba firma parceria com universidade americana Ufba firma parceria com universidade americana Ufba firma parceria com universidade americana

Fernando Vivas/Agência A Tarde – Robert Berne (esquerda), vice-reitor da NYU, e Naomar de Almeida, reitor da Ufba

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) assinou um convênio com a New York University (NYU – Universidade de Nova Iorque) visando desenvolver um acordo de afiliação acadêmica para intercâmbios de alunos e professores em cursos de curta duração nos níveis de graduação e pós-graduação, sem taxa de matrícula.A proposta é estabelecer uma cooperação entre as duas universidades em pesquisas e desenvolvimento dos corpos docente e discente em projetos de conclusão de cursos e experiência de campo em Salvador e Nova Iorque.

O convênio foi firmado na tarde desta quarta-feira, 17, na reitoria, com a presença do vice-reitor da NYU, Robert Berne, do reitor da Ufba, Naomar Almeida, além de professores de diversa áreas. Inicialmente, o acordo vai focar a área de saúde pública, no entanto, a pretensão é que as duas instituições abracem as áreas de artes, com a possibilidade de curso e intercâmbios para alunos e professores da Escola de Teatro e Belas Artes.

“A Ufba e a NYU são duas universidades grandes e urbanas que têm muito conteúdo para trocar”, afirma o professor de saúde coletiva e políticas de saúde, James Macinko.

Por entender que o futuro da educação superior depende da associação de universidades e da criação de novos modelos de colaboração em pesquisas, o reitor Naomar Almeida iniciou a discussão com a NYU desde o ano passado. Segundo o assessor para assuntos internacionais da Ufba, Emílio Silva, o objetivo de internacionalizar a universidade é qualificar os cursos de graduação e pós-graduação  conforme os critérios do Ministério de Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ele informa ainda que a Ufba tem, atualmente, mais de 180 convênios com universidades estrangeiras. “Vamos desenvolver pesquisas na área de saúde pública, administração, estudos africanos e brasileiros”, exemplifica.

A Tarde