Educação
Uefs promove reflexão sobre educação de jovens e adultos
Participaram das atividades professores e alunos de EJA, além de discentes dos cursos de licenciatura da Uefs
Acorda Cidade
Discutir e dar visibilidade à relevância da formação do ser humano em sua totalidade e analisar os processos educacionais presentes na sociedade contemporânea. Com estas perspectivas, foi realizada 4ª Semana de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos dias 22 e 23 de julho, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
O evento, que teve como tema “Cenários de EJA: aprendizagens e relevância social nos contextos formais, não-formais e informais”, foi promovido pelo Departamento de Educação (Dedu) da Uefs, com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd).
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Maria Helena Besnosik, a semana oportunizou reflexões em diversas vertentes. “A Educação de Jovens e Adultos ainda é marginalizada. Foi uma oportunidade de socializar experiências e mostrar aos governos que a sociedade está atenta à causa”, ressaltou.
Segundo dados da Unesco, 960 milhões de adultos no mundo são analfabetos. Essa informação foi destacada pela docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Edite Maria da Silva. Ela coordenou a primeira mesa-redonda do evento e destacou o trabalho desenvolvido pelos professores de EJA.
“Muitas vezes desconhecemos a relevância da atividade que realizamos”, alertou. Edite Silva também fez referência à falta de investimento para formação específica dos educadores. “Isso, por vezes, colabora para a descontinuidade e descontextualização do trabalho realizado”, afirmou a palestrante.
Participaram das atividades professores e alunos de EJA, além de discentes dos cursos de licenciatura da Uefs. Foram realizadas salas temáticas, oficinas pedagógicas e comunicações orais.
Assuntos