Feira de Santana
Uefs: funcionários do Restaurante Universitário reclamam de salários atrasados
A direção da empresa convocou os funcionários para uma reunião e informou que o pagamento será feito até amanhã (13).
Acorda Cidade
Funcionários do Restaurante Universitário, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (13).
De acordo com Joilson da Silva Nunes, do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Refeições Coletivas do Estado da Bahia, trata-se de uma paralisação de advertência.
Segundo ele, os funcionários estão com salários atrasados há oito dias e o último pagamento foi feito em moedas. Eles prestam serviço a universidade através da empresa Pupo Restaurante, responsável também pelo pagamento dos funcionários.
Após uma manifestação, realizada em frente ao restaurante, a direção da empresa convocou os funcionários para uma reunião e informou que o pagamento será feito até amanhã (13). Os funcionários já voltaram ao trabalho.
Resposta da Uefs
A Universidade Estadual de Feira de Santana divulgou nota pública esclarecendo o fato.No comunicado, a Reitoria informa que não há atraso por parte da Universidade ou do Estado para com a empresa, em conformidade com a gestão do contrato, mas sim da empresa para com os próprios funcionários.
A Uefs, através da Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário (Undec), manteve reunião com representantes da empresa Pupo Restaurante e do sindicato dos trabalhadores. A empresa se comprometeu a regularizar o pagamento dos salários.Os funcionários da empresa chegaram a iniciar uma paralisação de advertência nesta quarta-feira, o que suspendeu o fornecimento do café, mas ainda pela manhã o RU voltou ao funcionamento normal.
Veja a íntegra da nota da Reitoria
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vem através desta esclarecer fatos recentes que dizem respeito ao funcionamento do Restaurante Universitário (RU). Veículos de imprensa tem divulgado depoimentos de funcionários da empresa concessionária (Pupo Restaurante) que opera o RU, nos quais os mesmos alegam que estão com os pagamentos dos seus salários do mês de outubro em atraso. Uma informação adicional que surgiu nos meios de comunicação foi a de que esse fato deve-se ao quadro de atrasos de pagamentos a prestadores de serviços no âmbito operacional e financeiro do Governo do Estado. A Reitoria apurou que o sindicato da categoria tem fiscalizado a situação e que de fato há o atraso no pagamento da parte da empresa aos funcionários, que deveria ter sido realizado até o dia 7 de novembro de 2013.
A Reitoria esclarece que no âmbito da gestão do contrato, não há atrasos de pagamentos de faturas. Primeiro porque, contratualmente, o atraso só se caracteriza quando decorrem 90 dias da efetiva prestação do serviço. Na data de hoje, 13 de novembro de 2013, completam-se 32 dias de prestação do primeiro mês de serviços pela concessionária. Segundo, porque a primeira fatura a ser paga, apresentada à Gerência Financeira da Uefs dia 25 de outubro de 2013, já se encontra liquidada desde 31 de outubro de 2013, aguardando pagamento pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Pela Lei Estadual de Licitações e Contratos, prestadores de serviços devem ter provimento de caixa para cobrir despesas nesse período de 90 dias. Portanto, não há fundamentação para que o atraso dos salários seja vinculado a atrasos de pagamentos de faturas.
Na manhã de hoje, os funcionários do Restaurante Universitário paralisaram as atividades, em sinal de advertência, motivo pelo qual não foi servido o café da manhã. A Reitoria e a Undec estão acompanhando desde já a situação e agendaram para esta manhã reunião com o sindicato que representa os funcionários, bem como com a empresa concessionária. Informamos que o funcionamento do RU já voltou à normalidade, tendo em vista que houve um compromisso firmado entre a empresa e o sindicato para o pagamento dos salários dos funcionários. Os usuários do RU podem acompanhar as notícias sobre o funcionamento do restaurante no Portal da Uefs na Internet.
Feira de Santana, 13 de novembro de 2013.
Reitoria e Undec
Informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade.
Assuntos