Educação

Uefs editora completa 15 anos e lança cinco livros

Um dos livros lançados é o título “A urbanização e os aglomerados subnormais de Feira de Santana, de autoria do professor René Becker.

Rachel Pinto

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) editora está completando em 2017 quinze anos de atividades. O lançamento de cinco livros marcou o aniversário da editora. Um dos livros lançados é o título “A urbanização e os aglomerados subnormais de Feira de Santana, de autoria do professor René Becker. Ele explicou que a publicação é fruto de uma tese, traz um histórico social e busca resgatar a realidade feirense no processo de urbanização.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse trabalho na realidade busca resgatar a realidade feirense que é a urbanização. A urbanização em Feira de Santana se deu basicamente por um processo migratório. A partir de 1965 e 1970 houve a instalação do centro industrial e houve uma migração muito grande de pessoas de outras regiões que vieram para Feira de Santana em busca do emprego. Porém, na realidade esse pessoal que veio para Feira de Santana não tinha a capacidade laborativa e consequentemente não tinha condições de emprego. Isso lhes levou a morar nas áreas externas da cidade, em casebres, em situações de anormalidade. Esse estudo, na realidade, trabalhou com sete aglomerados subnormais”, afirmou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O professor explicou ainda que os aglomerados subnormais são tipos de residência que não têm condições normais de moradia e que não têm água, luz e esgoto e têm a denominação de favelas. Durante o trabalho de pesquisa, ele também estudou dados estatísticos da segurança pública na cidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Aborda sobre o processo de urbanização, que traz uma exclusão social e leva à criminalidade, tráfico de drogas e outros fatores que estão inerentes, exclusão social e a pobreza”, acrescentou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O diretor da Uefs editora, Eraldo Medeiros Costa Neto, destacou a importância do lançamento de novos livros. Para ele, é importante divulgar cada vez mais os saberes acadêmicos e científicos.

“São livros primordialmente acadêmicos. Quem tiver interesse pode entrar em contato com a editora da Uefs através do site”, disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O aniversário da Uefs editora contou com a presença de professores estudantes da instituição.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.