Educação

Uefs aprova na Capes três novos mestrados

Para o professor doutor, Aristeu Vieira da Silva, coordenador de Pós-Graduação da Uefs, além do fortalecimento do grupo de docentes da universidade voltados para a pesquisa na região, a aprovação dos cursos proporciona novas oportunidades para os estudantes.

Acorda Cidade
 
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai oferecer, ainda em 2013, três novos cursos de pós-graduação em nível de mestrado. A Capes aprovou, na 143ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2013, em Brasília, o Mestrado Profissional em Astronomia e os Mestrados Acadêmicos em Ciências Farmacêuticas e em Computação Aplicada.
 
Em outro curso aprovado pela Capes, o Mestrado Profissional em Física, a Uefs figura como instituição-membro da rede responsável pela elaboração da proposta, em parceria com outras universidades e com a Sociedade Brasileira de Física.
 
Para o professor doutorAristeu Vieira da Silva, coordenador de Pós-Graduação da Uefs, além do fortalecimento do grupo de docentes da universidade voltados para a pesquisa na região, a aprovação dos cursos proporciona novas oportunidades para os estudantes. O Mestrado Profissional em Astronomia, por exemplo, poderá formar e capacitar professores dos ensinos fundamental, médio e superior com ênfase em conteúdos teóricos, práticos e observacionais visando a solução de problemas em seu ambiente de atuação profissional.
 
O Mestrado em Ciências Farmacêuticas, afirma Aristeu Silva, dentre outras metas, “poderá aprofundar pesquisas da biodiversidade no bioma caatinga, considerado rico e pouco estudado”. A expectativa é de que, com essas pesquisas, afirma o coordenador de Pós-Graduação, será possível o desenvolvimento de novos medicamentos.
 
Numa relação interdisciplinar, o Mestrado em Computação Aplicada busca proporcionar suporte para com as diversas áreas do conhecimento, como a criação de softwares, tendo como estudantes profissionais de diversas áreas, os quais poderão aprofundar o conhecimento e aperfeiçoar ações no campo profissional em que atuam.
 
Os coordenadores dos mestrados aprovados pela Capes são os professores doutores, Vera Martin (Mestrado Profissional em Astronomia), Alexsandro Branco (Ciências Farmacêuticas) e Ângelo Duarte (Computação Aplicada). (Ascom/Uefs)