Técnicos da prefeitura visitam escolas enquanto professores fazem manifestação

A Secretaria Municipal de Educação, realizou visitas em várias escolas, no sentido de observar o funcionamento das unidades de ensino.

Técnicos da prefeitura visitam escolas enquanto professores fazem manifestação Técnicos da prefeitura visitam escolas enquanto professores fazem manifestação Técnicos da prefeitura visitam escolas enquanto professores fazem manifestação Técnicos da prefeitura visitam escolas enquanto professores fazem manifestação

Enquanto a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação, realizava na manhã desta quarta-feira (19) visita em várias escolas, no sentido de observar o funcionamento das unidades de ensino, um grande grupo de professores se concentraram em frente a prefeitura em mais uma manifestação.

A categoria alega que o Governo Municipal transmitiu informações evasivas sobre a implantação do novo Plano de Carreira do Magistério, melhorias de escolas e de assistência ao aluno, e durante o movimento distribuiu uma "Carta à comunidade" declarando que o "Governo Municipal ditou atitudes ameaçadoras, desde a demissão de professores em estágio probatório, estagiários e até corte dos dias parados, desrespeitando a Constituição Federal do Brasil que consagra o direito de greve ao servidor, independente de qualquer situação trabalhista. Substituindo, o efetivo diálogo, mediante o estabelecimento de datas". (Leia a carta na ítegra clicando aqui).

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Comunicação, os professores faltosos terão o ponto cortado, o que pode, inclusive, repercutir na concessão de alguns benefícios funcionais, a exemplo da licença prêmio e das férias, para evitar prejuízos à classe estudantil.Embora os docentes tenham se movimentado, o secretário de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, assegura que as escolas estão abertas e, inclusive, 60% das unidades na sede e zona rural funcionam normalmente.

O prefeito Tarcízio Pimenta sancionou a lei que autoriza o reajuste salarial dos servidores da Prefeitura de Feira de Santana na tarde de terça-feira (18). O projeto foi votado e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. Apesar do compromisso assumido pelo Governo Municipal, os professores mantiveram a greve. Um segundo projeto garantindo à categoria um percentual de reajuste de 1,69%, sobre o já aprovado 4,31%, em substituição ao vale-refeição, seria enviado à Câmara para votação. Esse novo percentual incidiria sobre os vencimentos de todos os 1.700 professores da rede municipal.

Andréa Trindade com informações da Secom