
O secretário municipal de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, fez um balanço do primeiro ano à frente da pasta, iniciado em 2025. Segundo ele, a gestão encontrou dificuldades herdadas do período anterior, na gestão de Colbert Martins, como a falta de professores e de fardamento para os alunos da rede municipal, situação enfrentada logo no início do ano letivo, em fevereiro.
“Foi o início de ano conturbado, tínhamos naquele momento ali uma dificuldade muito grande ainda com a falta de professor, o material, a farda, o material didático que não licitou-se no ano anterior e nós fomos enfrentando cada situação como essa, organizando as coisas e, graças a Deus, nós chegamos ao final do ano com o ano letivo finalizando no momento correto, dialogando muito com os professores, com o sindicato, com as associações para manter as aulas acontecendo.”
Entre as ações destacadas estão a reforma de mais de 80 escolas, a construção de sete unidades escolares, sendo quatro creches e três escolas, além da ampliação de cerca de 20 escolas para atender mais alunos no próximo ano. Para sanar a carência de professores, a secretaria viabilizou a chegada de cerca de 400 novos professores à rede, entre contratações diretas e cessões de outras cidades. Também foram citadas a realização da Copa Edu, com 30 escolas e do evento “Melhores da Educação”, realizado no último dia 18 de dezembro, que contou com a participação de 93 escolas.
Outro ponto destacado pelo gestor foi o resultado das avaliações externas aplicadas em 2025. “Outro ponto importante também é que nós já recebemos o relatório das avaliações externas que nós fizemos esse ano e todas as avaliações são positivas, houve ganho, se você pegar o aluno que foi avaliado em abril, que foi avaliado em junho e agora na avaliação de saída em novembro, esse aluno teve um rendimento significativo, então isso mostra que além dessas ações administrativas que a pasta tem que fazer, as ações pedagógicas também estão muito presentes no dia a dia da nossa rede”, afirmou.
Pablo confirmou que para 2026, todas as licitações necessárias já foram concluídas este ano.
“Eu finalizo o ano letivo muito feliz, dizendo que nós trabalhamos muito e eu estou na expectativa muito grande que 2026 será ainda um ano de muito mais realizações, de muito mais conquistas para a educação de Feira de Santana”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.