Daniela Cardoso
A secretaria Estadual de Educação extinguiu as aulas no turno noturno nos colégios Luis Eduardo Magalhães, Obra Promocional de Santana, Eduardo Fróes da Mota e Estadual, em Feira de Santana, a partir do ano letivo de 2013. Segundo a Diretora da Direc 02, Nívea Maria, a medida tem a intenção de revitalizar o ensino no noturno, já que de acordo com ela, a demanda de alunos para o turno é baixo tendo, inclusive, salas de aula com apenas cinco alunos.
Para atender aos alunos, um Centro Noturno de Educação será criado e funcionará no Instituto Gastão Guimarães. Nívea explicou que o Gastão funcionará normalmente até às 18 horas. Após esse horário, outro diretor assumirá a unidade de ensino.
“Tinha professor dando aula para poucos alunos. O Centro Noturno tem a ideia de revitalizar o ensino noturno, pois estava havendo muita evasão. O Luis Eduardo Magalhães fechou o ano com 45 alunos no noturno e não dá para funcionar apenas com essa quantidade, devido aos gastos. Temos salas de aula com cinco alunos”, informou.
Segundo Nívea Maria, houveram escolas que tiveram que parar de funcionar no noturno desde o ano passado, a exemplo do colégio Eduardo Frós da Mota. Ela afirmou que a medida, inicialmente, será apenas na cidade de Feira de Santana e que existe a pretensão de serem criados outros Centros Noturnos.
A diretora da Direc disse, ainda, que os diretores das escolas, onde vai deixar de existir o noturno, foram informados da decisão que foi tomada de comum acordo. “Não podemos continuar vendo o noturno se acabando e não fazer nada. Vamos ter uma nova direção com uma nova dinâmica para que alunos retornem para estudar. Já conversamos com o professor Germano Barreto e ele também já aprovou”, afirmou.
Uma reunião deve ser realizada na noite desta terça-feira (5) com os professores de todas as escolas, onde o noturno deixará de existir, para discutir o assunto.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade