Acorda Cidade
O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, se reuniu com os reitores das universidades estaduais (Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc; Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs; Universidade Estadual do Estado da Bahia – Uesb; e Universidade do Estado da Bahia – Uneb), nesta quinta-feira (7), na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. O objetivo foi discutir demandas das universidades, bem como apontar avanços nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de abordar projetos desenvolvidos pelas instituições que possam contribuir com o fortalecimento da educação básica.
“A ideia é colocar as universidades nas salas de aula, aproveitando toda a expertise que possuem. Temos que fazer a educação básica, a Educação Profissional, com o trabalho das nossas estaduais, que são excelentes e podem contribuir muito para que a gente possa aprimorar e dar um salto de qualidade na educação”, afirmou Pinheiro.
A reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, falou sobre os desdobramentos deste encontro, que avaliou como positivo. “A nossa expectativa é a de que seja feita uma parceria com o Estado. Nosso desafio é a formação de pessoas e a produção de conhecimento, além da buscarmos alcançar as metas previstas nos Planos Nacional e Estadual de Educação”.
O reitor da Uefs, Evandro Nascimento, destacou a importância da reunião. “Este diálogo é fundamental para que possamos apresentar as proposições concretas sobre o funcionamento das universidades”, afirma. Já o reitor da Uneb, José Bites, considerou “que estas reuniões são estratégicas para que sejam apresentadas as potencialidades das universidades e haja uma articulação mais consistente com a Secretaria”. Também esteve presente à reunião o reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto.