Feira de Santana

Secretária de Educação explica atraso no pagamento de estagiários

Jayana Ribeiro disse durante o programa Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (26), que o problema está nas instituições de ensino, que atrasam na devolução da assinatura dos contratos dos estagiários.

Daniela Cardoso 
 
Após algumas reclamações de atraso no pagamento dos estagiários da educação, a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, disse durante o programa Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (26), que o problema está nas instituições de ensino, que atrasam na devolução da assinatura dos contratos dos estagiários.
 
De acordo com ela, assim que os estagiários iniciam o trabalho, a secretaria providencia o encaminhamento para as agências que intermedeiam o estágio, que encaminham o contrato para as universidades para que o estágio seja liberado. “Quando os contratos retornam, a gente encaminha para a assinatura do prefeito e fazemos de imediato os encaminhamentos para o pagamento”, explicou.
 
Segundo Jayana, a central de algumas instituições não funciona em Feira de Santana e as agências é que encaminham os contratos para as centrais das universidades, para que a assinatura seja efetivada. Ela afirmou que esse trâmite atrasa, mas que a secretaria faz de tudo para resolver o mais rápido possível. A secretária ainda disse que o atraso não chega a quatro meses, como alguns estagiários reclamaram. 
 
Ela ressaltou que já tomou providências para resolver o problema, e encaminhou um ofício para as agências intermediadoras e para as universidades, dando um prazo de, no máximo, 30 dias para que o documento chegue à secretaria de Educação.
 
Em Feira de Santana, são cerca de 800 estagiários na educação, sendo que desses, muitos estão substituindo professores que estão com algum tipo de licença, segundo informou a secretária Jayana Ribeiro.