Acorda Cidade

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento orientador para mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, está sendo construído com as contribuições de estados e municípios da federação. Na quarta-feira (28), a Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação se reuniu para discutir propostas e sugestões para compor o documento.

Nesta fase, estados, municípios, profissionais e comunidade de modo geral devem apresentar suas contribuições. O documento final só será divulgado a partir de junho de 2016, de acordo com o cronograma do Ministério da Educação.

Segundo a estratégia do MEC, a Base deve também a orientar a construção do currículo local para as redes de ensino, etapa na qual Feira de Santana encontra-se em fase avançada.

“Vamos discutir etapas e os próximos passos referentes às contribuições da Rede Municipal de Ensino, bem como posicionamentos para a proposta. A Base Nacional pode ser modificada e não é necessariamente definitiva, por isso pode sofrer interferências de professores e da comunidade”, explica a professora Simone Dias, uma das coordenadoras do Grupo de Currículo do Ensino Fundamental (GCEF).

“Em Feira de Santana, nós também utilizamos a metodologia de intervenção, pois estamos construindo a Proposta Curricular do município de forma conjunta e colaborativa”, avalia Simone.