Educação

Secretária apresenta índices da educação ao comitê dos centro das indústrias

Jayana Ribeiro informou que o município de Feira de Santana cresceu referente à meta do Ministério da Educação (MEC). A meta do MEC é de 4,2 e o município alcançou a meta 4,0.

Rachel Pinto

A secretária municipal de Educação Jayana Ribeiro apresentou os índices educacionais da rede municipal de ensino nos últimos três anos ao Comitê de Educação do Centro das Indústrias (Cifs) de Feira de Santana. Participaram do evento integrantes do comitê e do setor recursos humanos da entidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Jayana Ribeiro explicou que a apresentação fez um panorama geral de todo o trabalho da educação municipal de 2013 a 2016. Mostrou os avanços, melhorias e ações empreendidas. Ela pontuou que o comitê é composto por empresas, universidades públicas e privadas e indústrias.

“As empresas também entendem que é através da educação que se melhora um país e que tem-se melhores resultados. A gente fica feliz, eles ficaram também felizes em estar vendo toda essa trajetória nossa, os resultados e com certeza a gente demarca ai mais um momento importante na educação municipal”,afirmou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Entre os avanços da educação municipal a secretária salientou o crescimento do Índice da Educação Básica (Ideb), a melhoria na formação dos professores e gestores, melhoria na estrutura física das escolas e a parceria com o Instituto Ayrton Senna, que segundo ela, firma um ponto importante na alfabetização dos alunos e na redução da defasagem do ano.

“Nós estamos tendo a oportunidade de alfabetizar esses alunos e avançar para séries que a idade deles permite. São resultados importantíssimos. Há muito a ser feito, o prefeito José Ronaldo tem tido essa preocupação e foi durante esses quatro anos com certeza uma das suas metas e prioridades na sua gestão melhorar a educação. Ele vai dar continuidade a essa proposta, implantado projetos que a gente iniciou o trabalho”, pontuou.

Jayana Ribeiro informou que o município de Feira de Santana cresceu referente à meta do Ministério da Educação (MEC). A meta do MEC é de 4,2 e o município alcançou a meta 4,0. Ela ressaltou que a expectativa é que o município consiga atingir a meta e inclusive possa ultrapassá-la.

De acordo com a secretária, durante quatro anos de gestão o governo investiu na construção de 12 creches e a perspectiva é que tanto creches e novas escolas sejam inauguradas fortalecendo ainda mais o trabalho de educação.

“A cidade precisa de mais creches. Nós não tínhamos creches, o prefeito construiu 12 creches durante esses quatro anos. Tem ainda algumas para serem entregues em 2017. A gente acredita que ele vai continuar esse trabalho, construindo novas escolas para que possa dar continuidade ao trabalho de educação”, relatou.

O coordenador do Comitê de Educação do Centro das Indústrias de Feira de Santana, o empresário Marcelo Plácido afirmou que a apresentação de Jayana Ribeiro mostrou todos os avanços da educação e a intenção do comitê é apoiar as ações realizadas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O comitê visa aproximar as indústrias de todas as entidades de ensino, de tecnologia de Feira de Santana. A intenção é fazer essa interação entre essas duas entidades para preparar a essa futura mão de obra e ao mesmo tempo apoiar todas as ações a nível educacional usando a responsabilidade civil que nos é devida. A indústria tem buscado captar recursos, buscar uma forma de ajudar no dia a dia. Um dos projetos que nós gostaríamos de colocar em prática é o dia da indústria na escola. Isso é um argumento fundamental e já fizemos um projeto piloto no passado. Esperamos doravante multiplicar isso para outras escolas e outras indústrias que possam de certa forma apadrinhar as escolas públicas e ajudá-las”, finalizou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.