Estudantes da rede pública do estado da Bahia, que frequentam unidades presentes nos 17 municípios que compõem a região do Portal do Sertão, deverão passar por duas avaliações para medir o desempenho do ensino. As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe) serão realizadas em duas datas neste mês de outubro.
O Saeb é uma avaliação feita a nível nacional a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, e tem como público-alvo estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Já o Sabe é uma avaliação aplicada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e possui uma metodologia semelhante à do Saeb.
A professora Isabela Santos da Silva, coordenadora pedagógica do Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão (NTE 19), que tem sede em Feira de Santana, cidade que conta com quase 40 escolas estaduais, explicou que as avaliações do Sabe devem ocorrer do dia 6 ao dia 10 de outubro, e as avaliações do Saeb, do dia 20 ao dia 31 de outubro.
“Mais do que refletir, as avaliações são uma oportunidade de compreender e agir em favor de uma educação mais justa, equitativa e transformadora. O Saeb oferece o retrato nacional, enquanto o Sabe aprofunda esse olhar na realidade baiana. Essas avaliações utilizam metodologias e procedimentos padronizados com foco na verificação dos domínios das habilidades e competências essenciais previstas no currículo”, disse Isabela.
A coordenadora explicou que um dos pontos mais interessantes que as avaliações proporcionam é a possibilidade de enxergar as diferenças entre o desempenho da Bahia em relação a outros estados e a heterogeneidade das unidades a nível interno.
“A padronização é condição necessária para que o Estado possa aferir, de forma justa e comparável, se todos os estudantes estão tendo garantido o seu direito à aprendizagem. Esse direito é assegurado pela Constituição Federal, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais normativas”, disse.
“O Saeb entende que a qualidade da educação está ligada a vários fatores e trabalha com sete dimensões da qualidade da educação: o atendimento escolar, e aí criam-se políticas para que esse atendimento seja equitativo; proporciona o acesso e também a permanência do estudante; o ensino; a aprendizagem; o fortalecimento de práticas pedagógicas para esse ensino e aprendizagem; o investimento em todas as áreas educacionais; e os profissionais de educação, que ganham formações continuadas para que esses profissionais continuem gerando e promovendo a equidade, a cidadania e os direitos humanos dos nossos estudantes”, concluiu a coordenadora.
Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade.
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