Educação

SAC Educação registra mais de 186 mil atendimentos em Salvador e Feira de Santana

Desde outubro de 2009, quando foi inaugurado, em Salvador, o serviço pioneiro registrou mais de 180 mil atendimentos presenciais, sendo 50 mil nos últimos doze meses.

Acorda Cidade
 
Em funcionamento há quatro anos, o SAC Educação comemora – no mês dedicado ao professor – os resultados alcançados com a prestação de atendimento com qualidade aos servidores da área educacional. Desde outubro de 2009, quando foi inaugurado, em Salvador, o serviço pioneiro registrou mais de 180 mil atendimentos presenciais, sendo 50 mil nos últimos doze meses.
 
A superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Ana Catapano, ressalta que o tempo de tramitação dos processos foi otimizado com a implementação dos serviços, pois, atualmente, as coordenações internas da secretaria podem se dedicar exclusivamente à parte analítica.
 
Ela destaca ainda que o SAC Educação vem se tornando uma referência nacional. “Recentemente, recebemos uma visita de gestores do Ceará interessados em implantar esse modelo. E isso ocorre justamente pelo fato de o serviço ter qualidade no atendimento o que, inclusive, é atestado pelos próprios servidores e professores contemplados com o serviço”.
 
Projeto de parceria entre as secretarias estaduais da Educação e Administração, a partir da experiência exitosa do Serviço de Atendimento ao Cidadão, o SAC Educação disponibiliza 120 serviços aos servidores da Educação, que podem tratar de assuntos relacionados à sua vida funcional, a exemplo dos benefícios, folha de pagamento, gratificações, progressão funcional, provimento e movimentação, tempo de serviços e sobre afastamento definitivo ou temporário.
 
Aprovação – A professora de língua portuguesa, Ana Pompilio, do Colégio Estadual Helena Mateus, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, é uma das que aprovam o atendimento do serviço por ela utilizado “várias vezes. O atendimento é muito bom. Sempre fui bem acolhida. Das vezes que fui, não demorei muito tempo esperando. O atendimento é rápido. Foi um acerto da Secretaria da Educação direcionar os serviços para um lugar só”.
 
O atendimento de qualidade, em um ambiente adequado, com confiabilidade e agilidade, resulta em alto índice de aprovação dos servidores ao serviço. Pesquisa realizada pela Ouvidoria da secretaria registrou um índice de 88,3% de aprovação e elogios ao SAC por parte dos funcionários atendidos no segundo trimestre deste ano.
 
Feira de Santana – Com base na experiência da implantação do SAC Educação em Salvador, também foi implantado, em agosto de 2012, o serviço em Feira de Santana. Desde então, contabiliza mais de seis mil atendimentos em toda a região dos 27 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação de Feira (Direc 2). O serviço também pode receber qualquer outro servidor das demais Direc do estado.