Salvador

Restaurante universitário da UFBA funciona após cozinha ser interditada

Estabelecimento teve área de produção interditada pela Vigilância Sanitária. Universidade contratou empresa para fornecer 2 mil refeições por dia.

Acorda Cidade
 
O restaurante universitário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) funciona normalmente nesta sexta-feira (1), após interdição da cozinha do estabelecimento feito por agentes da Vigilância Sanitária na quinta-feira (31). De acordo com informações da assessoria de imprensa da Vigilância, o órgão foi informado pela universidade sobre o funcionamento do espaço.
 
A assessoria da UFBA disse ao G1 que uma empresa foi contratada para produzir as refeições que serão distribuídas para os estudantes, do mesmo formato feito anteriormente e nos horários de almoço, que compreende das 11h até às 15h e do jantar, que abrange das 17h às 20h. Os alunos são servidos através do sistema bandejão, onde um funcionário serve pessoalmente a cada aluno. A UFBA informou ainda que o contrato estabelece 2 mil refeições diárias e será mantido até a regularização da cozinha do restaurante. O prazo inicial da instituição para a regularização é 45 dias úteis. A UFBA não informou ao G1 o valor da verba utilizada para essa contratação.
 
A cozinha do estabelecimento foi interditada após denúncia dos estudantes que relataram à Vigilância Sanitária que teriam passado mal após as refeições no local. A vigilância realizou uma fiscalização e identificou alguns problemas no estabelecimento. Entre eles estão o não funcionamento dasmeras de refrigeração, a falta de atestados de saúde ocupacional, acondicionamento irregular de alimentos, além de problemas estruturais.
 
Técnicos da Vigilância Sanitária recolheram amostras de alimentos, que foram enviadas para análise no Laboratório Central (Lacen). As informações são do G1.