Biblioteca municipal Arnold Ferreira da Silva -
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Após seis anos fechada, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva foi reinaugurada na noite desta segunda-feira (29). O equipamento foi totalmente revitalizado e climatizado e passou por uma modernização do acervo que vai contar com milhares de livros digitais, além dos físicos. A biblioteca, localizada na Rua Geminiano Costa, já está aberta ao público, contudo, inicialmente ela vai fechar durante o horário de almoço, devido a quantidade insuficiente de funcionários.

Biblioteca municipal Arnold Ferreira da Silva -
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana deve iniciar a contratação de novos funcionários nos próximos dias, conforme informou ao Acorda Cidade a diretora Maura Rúbia Cedraz. “Inicialmente a biblioteca vai funcionar das 8 às 12 e das 13 às 17h. Ainda não temos uma quantidade adequada de funcionários para que seja possível estender o funcionamento dela”, disse.

Maura Rúbia Cedraz
Maura Rúbia Cedraz | Foto Ney Silva Acorda Cidade

Rúbia destacou algumas melhorias feitas no local, como a acessibilidade e equipamentos para quem tem baixa visão. Além disso, quem fizer uma inscrição poderá ter acesso ao acervo digital em casa, composto por mais de cem mil livros. Sobre a demora para que houvesse a reinauguração, Rúbia informou que, desde o fechamento, o local passou por várias situações que comprometeram o andamento da obra e contou algumas delas.

“Chegamos a esses seis anos porque ela fechou em 2019 e logo depois veio a pandemia, e tudo ficou parado. Por ficar fechada, houve uma destruição porque os vândalos invadiram e destruíram o prédio e isso causou mais demora, além do custo, para levantar a biblioteca de novo. Com isso, ficamos no prédio provisório por um tempo maior do que o previsto, porque se pensava em passar uns três meses, mas foi preciso fazer uma reforma bem maior e também pensar na acessibilidade, que teve que construir, também teve a proposta de trazer coisas novas, de entregar uma biblioteca, não só com os livros antigos, mas também uma biblioteca renovada”, concluiu.

Biblioteca Municipal de Feira de Santana volta a funcionar com acervo físico e digital
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou, além da modernização e climatização, a homenagem ao jornalista Adilson Simas, que ganhou um memorial, e contou que vai fazer uma grande doação de livros pessoais.

“Foi uma sugestão do vereador Jorge Oliveira, denominarmos um espaço aqui dentro da biblioteca de Jornalista Adilson Simas. Será um prazer para o cidadão chegar aqui e sentar para poder ler um livro. Eu vou presentear essa biblioteca com cerca de 150 livros que eu tenho em minha casa. São os variados livros, que, ao longo da vida, nós adquirimos ou ganhamos de alguém. Eu me lembro quando eu vinha aqui pesquisar no início dos anos 70, e era um calor enorme. Isso aqui, no horário de duas horas da tarde, fazia um calor gigantesco, mas isso não tem mais. Agora está tudo climatizado”, contou o prefeito ao Acorda Cidade.

José Ronaldo anunciou que, até o final de fevereiro, o bairro Baraúnas vai ganhar um espaço cultural, onde acontecerão muitas aulas de danças para crianças e adultos, e que, até o final de março, será reaberto o Centro de Cultura Maestro Miro, que atualmente está em reforma.

Jornalista  Dimas de Oliveira
Dimas de Oliveira | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Presente na reinauguração, o jornalista Dimas de Oliveira relembrou que, antes do fechamento, o local tinha um auditório, que não foi mantido, onde houve exibição de filmes, palestras, lançamentos de livros e peças teatrais. Ele também falou sobre a primeira biblioteca da cidade.

“É muito bom para Feira de Santana ter sua biblioteca de volta e gostaria de dizer que a primeira biblioteca de Feira foi inaugurada em 1890, em um prédio localizado na Praça João Pedreira com a Avenida Senhor dos Passos. Nessa biblioteca houve até a visita de Rui Barbosa. E em 8 de abril de1962 foi inaugurada essa biblioteca, Arnold Silva, que agora está em sua terceira inauguração”, lembrou. A segunda ocorreu em 2003 também na gestão de José Ronaldo.

Biblioteca municipal Arnold Ferreira da Silva -
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Biblioteca Municipal de Feira de Santana volta a funcionar com acervo físico e digital
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e no grupo de Telegram.