Estudantes que perderam o prazo para a matrícula da rede estadual de ensino têm a partir desta quinta uma nova oportunidade. As matrículas foram reabertas em cerca de 230 postos informatizados em todo o Estado. Os locais de matrícula ficarão abertos diariamente das 8 às 18 horas.
Para conferir os endereços, os estudantes podem acessar o site da Secretaria de Educação do Estado. Nas cidades onde não há postos de matrícula, os estudantes podem se dirigir diretamente às escolas onde pretendem estudar.
Documentação
Para realizar a inscrição, são exigidos os documentos originais e cópias da certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar ou atestado de escolaridade. O estudante também deve levar duas fotos 3×4.
De acordo com a SEC, cerca de 700 mil alunos já estão matriculados. A expectativa é que outros 300 mil novos estudantes ingressem na rede pública estadual.
Aulas
Apesar do prazo de matrícula, o ano letivo na rede estadual de ensino começa na próxima segunda-feira, dia 22. A Secretaria de Educação orienta os alunos a se matricularem antes do início das aulas, para evitar prejuízos e atraso no acompanhamento do conteúdo trabalhado em sala de aula.
Além disso, os estudantes que se matricularem após o início das aulas receberão faltas e podem ter problemas com a frequência escolar que, inclusive, podem levar à reprovação. Apenas os casos especiais previstos na lei, como transferência de domicílio, problemas de saúde e outras situações adversas poderão realizar matrícula após o dia 31 de março. Apesar dos novos alunos, a secretaria determinou um reordenamento, exclusão de turmas, suspensão de atividades em algumas escolas e transferências de alunos para outras unidades. As informações são do A Tarde.