Bahia

Rainha do Congo participa de encontro em colégio estadual, em Salvador

Em sua terceira visita ao Brasil, Kabatusuila trouxe uma comitiva de embaixadores e integrantes da realeza.

Rainha do Congo participa de encontro em colégio estadual, em Salvador Rainha do Congo participa de encontro em colégio estadual, em Salvador Rainha do Congo participa de encontro em colégio estadual, em Salvador Rainha do Congo participa de encontro em colégio estadual, em Salvador
Diambi Kabatusuila, rainha do Congo em Salvador, Bahia
Rainha Diambi Kabatusuila | Foto: Joseane Rodrigues

A rainha do Congo, Diambi Kabatusuila, está em Salvador e participou, nesta terça-feira (12), do Encontro com a Educação, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV. Integrando as ações do Novembro Negro, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), o evento promoveu uma troca cultural e debateu a filosofia africana, reforçando a importância da ancestralidade e o conhecimento sobre a cultura africana.

Em sua terceira visita ao Brasil, Kabatusuila trouxe uma comitiva de embaixadores e integrantes da realeza, com uma agenda de intercâmbio em Educação, Cultura, Moda e Comércio. Ela lidera projetos comunitários para fortalecer e dar autonomia a mulheres, jovens e crianças e vê na Bahia um elo fundamental para unir afrodescendentes brasileiros ao continente africano.

Rainha do Congo em Salvador, Bahia
Foto: Joseane Rodrigues

“Precisamos ensinar a verdade sobre a África, berço da humanidade e da civilização. O Brasil pode mostrar ao mundo que, com a integração da diversidade, é possível alcançar um sucesso muito maior. Na casa da Educação, vejo em cada aluno um pouco da minha trajetória, e eles podem se ver em mim. Somos dois lados de uma mesma história”, afirmou a rainha.

O professor e gestor da SEC Deusdete Gomes, representando a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância da visita como resgate histórico: “Precisamos conhecer nossa história para trilhar nosso futuro. Esses jovens estão sendo contemplados com a presença de uma rainha negra”.

Para Aída Dantas Sacramento, 17 anos, estudante do 2º ano de Administração, a presença da rainha reforça o valor da representatividade: “Só passei a me enxergar como menina preta depois que entendi, através da Educação, o papel das mulheres negras no mundo. Ela é uma rainha, é negra, inteligente, empoderada, e posso ser igual a ela”, concluiu.

Rainha do Congo em Salvador, Bahia
Foto: Joseane Rodrigues

Sobre o encontro – O encontro, uma parceria com a Associação Filhos do Congo, incluiu roda de conversa e oficinas de empreendedorismo e artesanato, alinhadas ao Educa Mais Bahia, e atividades do Programa Mulheres Mil, que incentiva o trabalho artesanal local. “A proposta é promover um espaço de diálogo cultural e valorização das tradições africanas, com foco em fortalecer a identidade e o protagonismo juvenil”, esclareceu a diretora da unidade escolar, Firmina de Azevedo.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram