Acorda Cidade
O ProUni (Programa Universidade para todos) abriu nesta segunda-feira (8) a inscrição para vagas remanescentes nas universidades participantes do sistema de inclusão do MEC (Ministério da Educação).
Os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, exclusivamente para o curso correspondente à sua primeira opção e estudantes pré-selecionados que foram reprovados por não formação de turma ao final da última chamada, na sua opção de maior prioridade poderão fazer o pedido.
Os estudantes poderão manifestar interesse pelas vagas até quarta-feira (10), através do site do programa. Para o primeiro semestre de 2011, foram abertas 92 mil bolsas em faculdades particulares pelo Brasil.
Para receber uma bolsa do ProUni, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou colégio particular com bolsa. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é obrigatório para inscrição no programa, além de atender aos critérios de renda.
As bolsas integrais, de 100% da mensalidade, podem ser pedidas por candidatos que tenham renda familiar per capita mensal de até R$ 817,50 (um salário mínimo e meio).
Já as bolsas parciais destinam-se a estudantes com renda familiar per capita de até R$ 1.635 (três salários).
Apenas professores de escola pública que concorrem às vagas de licenciatura ou pedagogia, destinadas à formação do magistério, não precisam comprovar renda. As informações são do R7.