Acorda Cidade
 
Os professores Robinson Moresca de Andrade (Engenharia Ambiental) e Alex Aguiar de Oliveira (Medicina Veterinária), juntamente com alunos dos dois cursos, além de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição da FTC Feira vão participar  do Projeto Rondon, Operação Açaí, com atividades a  serem desenvolvidas no município  de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, estado do Pará.
 
Eles seguem nesta sexta-feira (6) e permanecem até  22 deste mês no município, que tem  27 mil habitantes e padece com as carências e dificuldades próprias de pequenas cidades do interior do Brasil. De acordo com Robinson Moresca, veterano em Projeto Rondonessa é terceira vez que ele participa-, o grupo, composto por oito estudantes, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras, que está disponibilizando hospedagem e alimentação. Uma iniciativa do governo brasileiro, o Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa.
 
 Robinson Moresca informa que na área ambiental, o projeto a ser desenvolvido envolve cursos e palestras, com a participação do estudante Romualdo de Almeida, com foco em recursos naturais, saneamento básico, reciclagem de materiais, além da implantação de hortas comunitária e escolar.
 
A proposta do professor Alex Aguiar  é voltada para bovinos e bubalinos (búfalos). O controle de zoonose é um dos temas de palestra, com o aluno Plínio Ramon Júnior, do 9º semestre de Medicina Veterinária, que vai orientar sobre manejo  sanitário, reprodutivo, e alimentar desses animais. Mairon Souza, do 8º semestre do curso,  leva o projeto do Sabão Ecológico, que transforma óleo utilizado em frituras em sabão para uso doméstico
 
Meio Ambiente
 
O produto, além de proteger o meio ambiente, pois evita jogar óleo na pia da cozinha, provocando entupimento nas tubulações, é também econômico, substituindo o detergente para lavar louças. Arison Matos de Oliveira, do 8º semestre, vai trabalhar com cooperativismo e empreendedorismo, voltados para pequenos e médios agricultores, incentivando para que se organizem em cooperativas.
 
 A estudante do curso de Nutrição, Rita de Cássia Oliveira, está entusiasmada com a oportunidade de conhecer uma região e cultura diferentes. “Vamos ajudar os moradores do local e, certamente, aprender muito com eles”. Rita vai fazer palestras sobre  reaproveitamento alimentar e higiene na manipulação dos alimentos, além de  treinar merendeiras.
 
O curso de Fisioterapia da FTC Feira, representado pela aluna do 9º semestre, Sandreane Veras Batista, vai desenvolver atividades laborais com funcionários públicos e idosos e dedicar atenção especial aos dependentes químicos, apresentando o projeto da  academia da cidade, confiando que, por  meio da atividade física, os jovens se afastem das drogas.
 
A participação do curso de Psicologia, com o formando Zenóbio Nascimento Silva, envolve oficinas e palestras sobre qualidade no atendimento, drogas, gravidez precoce e ansiedade. Para ele, representar o curso no Projeto Rondon significa desafio e experiência.