Educação
Programa oferece aulas de ensino a distância para localidades de difÃcil acesso
O Programa foi discutido durante um encontro realizado em Feira de Santana.
Daniela Cardoso
Foi realizado nesta terça-feira (13) no teatro da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Feira de Santana, o I Encontro Gerencial Itinerante EMITec, (Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica), que leva ensino a distância, voltado apenas para a zona rural e localidades de difícil acesso, a exemplo de comunidades quilombolas, indígenas e unidades prisionais.
Letícia Machado, representante da secretaria estadual de Comunicação e Cultura e coordenadora do Encontro, explicou como funciona o projeto. De acordo com ela, o programa tem um material de apoio, mas ainda não têm módulos. Os alunos utilizam os livros didáticos adotados pelas escolas públicas para o ensino médio.
“É um programa que ainda não é muito conhecido na Bahia, mas é conhecido em várias partes do Brasil. As aulas são iguais ao ensino a distância. Elas são transmitidas de Salvador, onde temos três estúdios de TV, um para cada série do ensino médio, e na sala essas aulas são recebidas ao vivo em tempo real todos os dias, de segunda a sexta-feira”, explicou.
O programa é um convênio entre Estado e Município, onde o Estado monta a parte tecnológica, como computador e internet, e o município disponibiliza a sala e o mediador. Para aderir ao programa, a secretaria de Educação dos municípios devem solicitar a implementação junto a secretaria estadual de Educação.
O Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica atende alunos de diversas idades e já formou cerca de 8 mil alunos. “Atendemos desde o jovem que tem a idade ideal para a série e que não tem possibilidade de estar em uma escola presencial, e também pessoas de 40, 50 anos que deixaram de estudar”, informou Letícia Machado.
Nívea Maria Oliveira, diretora da Direc 02, em Feira de Santana, afirmou que o projeto atende cinco municípios da região de Feira – Ipirá, Irará, Santo Estevão, Pintadas e Capela do Alto Alegre. Segundo ela, quatro distritos de Feira vão receber o Programa. “Já estamos implantando em quatro distritos. A partir do ano que vem às aulas serão iniciadas na escola Edvaldo Machado Boaventura, em Jaíba”.
A professora Marli Monteiro, diretora da Direc 03, em Alagoinhas, avaliou o programa como positivo. “Tem alunos passando em concursos, em processos seletivos como o do Ifba, em instituições federais de educação, em seleções para empresas, em vestibulares. Nossos alunos são bem orientados. Existe um acompanhamento, uma qualidade para que eles saiam preparados”, ressaltou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Assuntos