O programa oferece 3.500 vagas gratuitas de qualificação, distribuídas de forma diversificada, em 25 municípios baianos. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Os cursos terão carga horária de 400 horas/aula, sendo 100 de Qualificação Social, 250 de Qualificação Profissional, e mais 50 para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC). Podem se inscrever jovens de 16 a 29 anos, que tenham concluído ou que estejam frequentando regularmente o ensino médio na rede pública (ou cursos de Educação de Jovens e Adultos), e que pertençam a famílias cadastradas no programa Bolsa Família. As aulas começam em agosto e têm duração de cinco meses.
Inscrição
Para se inscrever, é necessário preencher a ficha no local, apresentando cópia do RG, CPF, Cartão do Bolsa Família (do inscrito ou do responsável), e os comprovantes de escolaridade e residência. O programa terá uma lista de reserva, caso a procura seja maior que a oferta, já que existem critérios básicos de seleção pré-determinados no sistema, como maior escolaridade, idade, além dos jovens que são pais ou mães. Vale ressaltar também que não haverá curso noturno e que as convocações dos jovens selecionados serão feitas por telefone.
Ter idade entre 16 e 29 anos;
São 350 vagas no total, sendo 90 para Alagoinhas, 60 para Muritiba, 150 para Feira de Santana e 50 para Cruz das Almas.
Cabeleireiro, manicure e maquiagem- 30 vagas
Montador e reparador de computadores- 20 vagas
Operador de caixa (com noções de inglês)- 30 vagas
Montador e reparador de computadores- 20 vagas
Cópia do CPF;