Acorda Cidade

Uma forma diferente de aprender sobre os elementos químicos e suas fórmulas foi desenvolvida no Colégio Estadual Juiz Jorge Faria – Tempo Integral, em Feira de Santana. Alunos do 9º ano criaram uma tabela periódica com brigadeiros, distinguindo períodos, grupos e elementos da tabela. A atividade da unidade escolar é interdisciplinar e foi idealizada pelos professores de Ciências e Educação Científica, Flávia Maria Pires e Danilo Souza. A proposta da Educação em Tempo Integral é consolidar um currículo integrado a partir de experiências educativas, científicas, artísticas, culturais e esportivas.

“Tentamos adaptar a atividade à realidade dos alunos usando o conhecimento dos livros didáticos. A proposta da Educação Científica é adequar atividades lúdicas às disciplinas formais com metodologias criativas”, afirma o professor Danilo Souza. A professora de Ciência, Flávia Maria, salienta que outros aprendizados estão relacionados à atividade. “A gente trabalhou sobre a higienização das mãos e o manuseio de alimentos. Acrescentamos outros assuntos durante a preparação dos brigadeiros para enriquecer a atividade”.

Os alunos aprovaram e saborearam a atividade. “Foi bem legal porque tem a parte da diversão e da aprendizagem. Gosto dessas atividades fora da sala de aula”, diz a estudante Stacy Silva, 14 anos. Sua colega Ana Carolina Feitosa, 14, explica que o doce foi feito na cozinha da escola, onde os alunos aprendem desde a preparação. “Isso é bom porque a tabela periódica não é fácil de aprender”.