Acorda Cidade
Professores das universidades estaduais (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb) vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (28). Protestos devem ser realizados em todo o país, para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior.
Durante o dia da paralisação, os professores estarão mobilizados em uma manifestação na Assembleia Legislativa, às 9h, e na Secretaria da Educação, às 14h, com a participação dos estudantes e técnico-administrativos. Juntos, reivindicam que sejam destinados, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos. Atualmente, este percentual não chega a 5%.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia contesta os argumentos utilizados pela entidade de classe ao convocar professores para a paralisação das atividades nas universidades estaduais.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia contesta os argumentos utilizados pela entidade de classe ao convocar professores para uma paralisação das atividades na próxima quarta-feira (28/04), nas universidades estaduais, e esclarece que:
1 – De 2007 a 2014, o Governo do Estado ampliou em mais de 121% o orçamento para as quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb), passando, neste período, de R$ 460.726.000,00 para R$ 1.021.537.000,00, em 2014 (Veja tabela abaixo).
2 – Está em plena negociação para o aporte, ainda em 2014, de mais recursos para cobertura de custeio e investimentos nas universidades.
3 – As universidades têm autonomia para administrar o recurso, de acordo com suas necessidades administrativas.
