Feira de Santana

Professores da rede municipal se reúnem para discutir a reforma do plano de carreira

O presidente da APLB disse que irá marcar uma audiência para apresentar uma contra proposta ao governo municipal, na próxima segunda-feira (1º) e afirmou que pode haver indicativo de greve

Daniela Cardoso

Foi realizada na tarde desta de quinta-feira (28) uma assembleia organizada pelos professores da rede municipal de Feira de Santana. Segundo o presidente da APLB Germano Barreto, o objetivo da assembleia foi discutir a proposta da reforma do plano de carreira dos professores, que de acordo com ele foi entregue ao governo municipal, mas, que ainda não chegou a uma conclusão.
 
“O governo não discutiu como deveria, fez uma proposta obscura, então a categoria pediu um relatório detalhado dos investimentos na educação dos anos de 2009, 2010 e do 1º semestre de 2011”, afirmou.

De acordo com Germano, a constituição diz que os investimentos públicos devem ser transparentes e publicados e por isso a categoria quer saber o valor desses investimentos que foram feitos na área de educação, para que assim possam decidir o valor da proposta para a reforma do plano de carreira.

“Ouve gastos exagerados que poderiam ter sido reduzidos para atender a reforma do plano de carreira dos professores. Nós estamos lutando pelos nossos direitos.”

O presidente da APLB disse ainda que irá marcar uma audiência para apresentar uma contra proposta ao governo municipal, na próxima segunda-feira (1º) e afirmou que pode sim haver indicativo de greve.

“Pode sair o indicativo de greve na segunda-feira, porque não podemos aceitar um discurso vazio. Caso a greve aconteça será feito pelos professores um calendário especial para a reposição das aulas”, observou.

O Secretário Municipal de Educação José Raimundo, afirmou que todas as solicitações dos professores estão sendo atendidas pelo governo municipal.

“Estamos mudando as referências de 300 professores que tiveram aumento salarial de até 80%. O aumento anual foi dado 5% sobre a inflação no mês de maio. E agora o secretário da fazenda viabilizou 5% em outubro acima da inflação e mais 4% em maio de 2012.”

José Raimundo afirmou que o governo municipal está criando a referência G e a H, que são destinadas a professores que possuem mestrado e doutorado. Ele informou aindaque o prefeito Tarcízio Pimenta deliberou um aumento para os diretores e vices diretores das escolas municipais e que todas as modificações, que não impliquem em dinheiro, estão para ser aprovados no plano de cargos e salários. “Estamos atendendo tudo que a classe tem solicitado”, ressaltou. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.